sábado, 14 de setembro de 2013

Antônio Martins realiza palestra sobre "O Mulato"



Filologo Antonio Martins
Em visita à São Luís, onde vem todos os anos, convidado para participar como palestrante do Festival Geia de Literatura, o maranhense e radicado no Rio de Janeiro desde os anos de 1960, professor Dr. Antônio Martins, aproveitou o ensejo para rever seus confrades do IHGM e realizou palestra ontem, sexta-feira (13), às 18h, na sede da entidade.
Ainda no bojo das celebrações em homenagem ao centenário de falecimento do escritor Aluísio Azevedo, Martins proferiu palestra sobre “O Mulato”, publicado em 1881 e considerado romance fundador do Naturalismo no Brasil.
 O palestrante fez uma análise estilística e literária de “O Mulato”, procurando contextualizar a obra no seu tempo e espaço, destacando-lhe o vernaculismo e a literariedade, presente no romance, que segundo ele, “ é um verdadeiro libelo contra o preconceito racial existente na sociedade ludovicense àquela época”.
Após a palestra, lançou seu mais recente livro, O MENINO DO RIBEIRÃO, primeiro volume ilustrado de suas memórias, editado pela Lithograf. Antonio Martins é professor aposentado da UFRJ, membro da Academia Maranhense de Letras, Presidente da Academia Brasileira de Filologia e Sócio Correspondente do IHGM.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário