sexta-feira, 22 de junho de 2012

Membro do IHGM é entrevistada pela Revista História em Curso

A Dra. Ana Luiza Almeida Ferro é uma das entrevistadas da revista História em Curso, da Editora Minuano, deste mês. Em sua matéria de capa a revista aborda o tema "Gangstes: os 14 mais poderosos da história". A autora estudou "As organizações criminosas no mundo", tema de um de seus trabalhos de Doutorado intitulado "Crime Organizado e as organizações criminosas: Conceito, características, aspectos criminológicos e sugestões político-criminais".

Ana Luiza Ferro é Doutora e Mestra em Ciências Penais – UFMG; Promotora de Justiça/MA; Professora do Uniceuma; Coordenadora de Pesquisa e Professora da Pós-graduação da ESMP/MA; membro efetivo do IHGM, da AMLJ e membro de Honra da SBPJ. Escreveu os livros: O Tribunal de Nuremberg, Escusas absolutórias no Direito Penal, Robert Merton e o Funcionalismo, O crime de falso testemunho ou falsa perícia e Interpretação constitucional: a teoria procedimentalista de John Hart Ely e Crime Organizado e as organizações criminosas.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

IHGM EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE A VILA VELHA DO VINHAIS

O Documentário sobre a história da Vila Velha do Vinhais será exibido hoje, às 16:30 horas, na sede do IHGM, localizada à Rua de Santa Rita, 230, Centro, ao lado das Lojas Americanas. A duração aproximada é de 1 hora, a direção é do cineasta maranhense Murilo Santos.

O lançamento oficial está previsto para o mês de outubro, quando a Igreja do Vinhais Velho completará os 400 anos em que foi rezada a primeira missa. Segundo o professor Leopoldo Vaz, um dos idealizadores, o documentário foi "iniciado em 2009, com as primeiras tomadas em 2010, estamos sempre incluindo mais alguma coisa.

Deverá servir de documento-base para a chancela de patromônio Cultural brasileiro, já requerido junto ao IPHAN. Retrata a vida dos moradores, seus costumes, tradições e vida em torno da Igrejinha do Vinhais, em honra ao glorioso São João Batista".