sábado, 11 de março de 2017

Arno Wehling é eleito para ABL



O historiador Arno Wehling foi eleito, na tarde dessa quinta-feira (9), para suceder Ferreira Gullar na ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele derrotou o poeta Antonio Cicero, por 18 votos a 15. Wehling vai ocupar a cadeira 37, que tem como patrono o escritor Tomás Antônio Gonzaga. A vaga estava aberta desde dezembro do ano passado, com a morte de Gullar.

 Autor de livros como "Os Níveis da Objetividade Histórica" (1974) e “Formação do Brasil Colonial”, o novo imortal é presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), fundado em 1838 por Dom Pedro II, é também sócio correspondente do IHGM.

Natural do Rio, Arno Wehling tem 70 anos e é formado em História pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e em Direito pela Universidade Santa Úrsula. É ainda Doutor em História pela Universidade de São Paulo, e tem pós-doutorado na Universidade do Porto, em Portugal. Especializado em teoria e metodologia da História, história do Brasil Colônia e história do Direito brasileiro, tem mais de dez livros publicados.  As áreas de atuação de Wehling são a epistemologia da história, a história das ideias políticas e jurídicas, bem como a do direito. O novo membro da Casa de Machado de Assis é também professor emérito da Unirio. No exterior, ele é membro da Academia de Ciências de Lisboa.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Códices de Alcântara são restaurados e digitalizados





São Luís - O presidente do IHGM, professor Euges Lima, recebeu hoje(9), pela manhã, das mãos da Diretora do Arquivo Publico do Estado do Maranhão(Apem), a historiadora  Helena Espínola, três livros da antiga Câmara de Alcântara, datados dos séculos XVIII e XIX, completamente restaurados, encadernados e digitalizados.

Esse trabalho de recuperação e restauração desses documentos, faz parte de um projeto do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão(IHGM) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti) que teve inicio em 2016, depois da assinatura  de um convênio Técnico-Cientifico firmado entre as duas instituições.

“Há três anos, estávamos lutando para atingir esse objetivo, mas esbarrávamos nos custos financeiros para tal. Finalmente, ano passado, através de uma parceria com a Secti e graças a sensibilidade e compromisso com a preservação da história do Maranhão do seu titular, o historiador Jhonatan Almada, isso foi possível”, destacou Euges Lima.

Os livros estavam bastante danificados e precisavam de restauração. Desde 2014, quando o professor Euges Lima assumiu a presidência do IHGM que a meta e o compromisso foram assumidos pela gestão.

Desde os anos de 1930 que os livros estão sob a guarda do IHGM, quando foram doados pelo então secretário da instituição, o historiador Antônio Lopes, que os achou em 1923 e utilizou-os como fonte para escrever o livro “Alcântara: subsídios para a história da cidade”, 1957.

Os códices são formados por três livros do Senado da Câmara da Vila de Santo Antônio de Alcântara. O mais antigo tem seu termo de abertura datado de 1774 e vai até 1814, contendo 159 folhas, trata do “Livro das Obrigações”; o segundo é o “Termo de Vereação”, de 1786 a 1792, contendo 196 folhas; o terceiro e último é o “Livro dos coletores do diferentes impostos” de 1838 a 1872, contendo 145 folhas. No próximo dia 29, às 17h no IHGM, será feita a entrega oficial desses códices, onde estarão presentes, o Secretário da Secti, Jonathan Almada, a Diretora do Apem, Helena Espínola, representante da Fundação Sousândrade e demais convidados.