sábado, 1 de agosto de 2015

IHGM promoverá homenagem no Dia Nacional do Historiador


Historiador Marcelo Magalhães
São Luís - Para homenagear os historiadores maranhenses e o seu Dia Nacional, o IHGM estará realizando no próximo dia 19, a palestra: "Cadê os portugueses que estavam aqui? Imigração lusa para o Maranhão na segunda metade do século XIX" que será ministrada pelo professor assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Marcelo Magalhães.
 
Magalhães é Mestre pela Universidade estadual do Ceará e é doutorando no programa de pós-graduação da Universidade de Lisboa. Segundo o pesquisador, o tema da imigração lusa no Maranhão é pouco explorado pela historiografia maranhense e ainda carece de muitas explicações. Por que a comunidade lusa que foi tão influente no Estado, desde sua origem e principalmente, durante o século XIX, perdeu influência ao longo dos tempos e praticamente parece inexistir na atualidade. Por que essa descontinuidade? Indaga o historiador.
Para o presidente do IHGM, professor Euges Lima, essa temática “é interessante e original, por isso, convidamos o professor Marcelo para ser o palestrante na homenagem que o Instituto está organizando para o Dia Nacional do Historiador, 19 de agosto. Todos os membros, pesquisadores, colegas historiadores, professores de história e os interessados, estão convidados a compartilharem conosco esse momento".
Um Dia Nacional para o Historiador
O dia 19 de agosto foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco – 19/08/1849. Nabuco foi diplomata, poeta, orador e memorialista durante o Império, embora, nascido em família escravocrata, se opôs à escravidão. Abaixo um trecho da lei:
LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.
Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
A palestra será no dia 19 de agosto, às 17h, no auditório do IHGM, à Rua de Santa Rita, 230, ao lado das Lojas Americanas, no Centro de São Luís. Será aberta ao público, as vagas são limitadas e podem ser reservadas pelo telefone: (98) 3222-8464/ das 14h às 18h e pelo e-mail: ihgmma@gmail.com
 
 
 
 

quinta-feira, 30 de julho de 2015

IHGM expõe obras raras sobre a Independência do Maranhão em homenagem ao 28 de julho



São Luís – Ontem (29), às 17 horas e 30 minutos, iniciou-se a Assembleia Geral do IHGM que teve como pautas principais a doação de livros de autoria de Antônio Lopes e seu irmão Raimundo Lopes ao acervo da Biblioteca da instituição e também a exposição em homenagem ao 28 de julho, onde foram expostas várias obras raras sobre a Independência do Maranhão. 
Os livros dos irmãos Lopes, foram doados pelo presidente do IHGM, Euges Lima, que segundo ele, foram comprados em sebos fora do Maranhão, através da internet, com o objetivo de preencher lacunas no acervo, pois a Biblioteca da entidade não dispunha desses títulos. “ A aquisição dessas obras, sobretudo de autoria de Antônio Lopes foi um presente à Biblioteca do Instituto, pois no acervo não havia tais títulos, então procuramos suprir essa lacuna, através dessa doação”, destacou Lima. Os títulos doados foram “A Presença do Romanceiro” (1967); “Antônio Lopes: estudos diversos” (1973), “História da Imprensa no Maranhão “ (1954) e “Alcântara: uma cidade Tradicional” (1977) de Raimundo Lopes.
Um outro momento importante da tarde e que culminou a Assembleia, foi a abertura da Exposição em homenagem ao 28 de julho, data da adesão do Maranhão à Independência do Brasil, feriado estadual. O Instituto organizou uma mostra de várias obras raras, a maioria primeiras edições do século XIX que tratam da temática da Independência do Maranhão, como o clássico “ História da Província do Maranhão de 1862 de Luiz Antônio Vieira da Silva. Outra raridade exposta, são os “Anais Históricos do Estado do Maranhão” de Bernardo Pereira de Berredo (1849), 1.ª edição maranhense, prefaciada por Gonçalves Dias. Tem também “Memórias do Extinto Estado do Maranhão” de Candido Mendes de 1874. A exposição é aberta ao público, das 14h às 18h e fica disponível até sexta-feira, dia 31.
 
 
 
 




quarta-feira, 29 de julho de 2015

Um baile para o Marquês do Maranhão




Por Ramssés Silva

 

Lord Cochrane
Para os especialistas e pesquisadores, Lord Cochrane teve um papel controverso na Adesão do Maranhão à Independência do Brasil em julho de 1823. Principalmente por sua atuação em São Luís, um dos rincões mais lusitanos e vinculados à Lisboa nessa época.

Enquanto alguns o consideram o "Libertador do Norte", outros tantos o consideram um mero mercenário saqueador que, após saída da Marinha Britânica por envolvimento em crimes de corrupção, veio refugiar-se na América Latina afim de atuar nas suas guerras independentistas.

Polêmicas à parte, o fato é que, há 192 anos, houve jantar e baile para o Marquês do Maranhão na Rua do Egito, no Solar Cesário Veras, fabuloso casarão quase em frente ao Colégio Santa Teresa das irmãs carmelitas.

O Maranhão estava, então, anexado ao Império do Brasil...

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Edital N.º 09/2015



 

NOTA DE PESAR



São Luís - Morreu na madrugada desta segunda-feira (27), Natalino Salgado, pai de Natalino Salgado Filho, membro do IHGM e Reitor da UFMA. Ele tinha 95 anos e era auditor da Receita Federal aposentado. O velório ocorreu na Pax União, no Centro de São Luís, e o enterro foi às 16 horas no Cemitério do Gavião, na Madre Deus.
Nesse momento de dor, o IHGM se solidariza com o confrade, Natalino Salgado Filho, todos os familiares, amigos, e expressa suas mais sinceras condolências pela perda.
 
 
Euges Lima
Presidente do IHGM