terça-feira, 19 de agosto de 2014

Homenagem ao dia nacional do historiador



 
“ Hoje, 19 de agosto, dia nacional do historiador, venho prestar nossas homenagens a todos os historiadores brasileiros, em especial, aos maranhenses, pela dedicação e relevância do trabalho de reconstrução da nossa História.”

Euges Lima
Presidente do IHGM
 

Sócio do IHGM participa do XIII Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física



O sócio do IHGM, professor Leopoldo Vaz, está participando, em Londrina, Paraná do XIII Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física, nos dias 19,20 e 21. Além de apresentação de cinco trabalhos, ainda deverá participar da coordenação de uma mesa redonda.

domingo, 17 de agosto de 2014

Códices de Alcântara: o termo de inspeção


Por Euges Lima (prof. de história e pres. do IHGM)

O Códice da Inspeção foi escrito no ano do início da Insurreição da Balaiada, 1838, não é o mais antigo, há um que remete ao século XVIII, 1776, data da proclamação da Independência dos Estados Unidos da América. Abaixo, imagens e transcrição do termo de abertura e duas primeiras páginas desse livro de Ata do Senado da Câmara de Alcântara, intitulado Termo de Inspeção que trata a priori de registros de coletas de impostos, rubricado e assinado pelo então Juiz Municipal, o Doutor Guilherme Carlos Monteiro.
Esses documentos fazem parte de um dos três livros da Câmara de Alcântara, datados do século XVIII ao XIX que foram achados[1923] e doados[1930] ao acervo do IHGM pelo historiador Antonio Lopes  e que recentemente, retornaram em definitivo ao acervo da entidade.
O Instituto Histórico está trabalhando no sentido de digitalizar, restaurar, digitalizar novamente após restauração, transcrever e publicar esses livros para que um número maior de pesquisadores e historiadores possam ter acesso e para que possamos expor para o público em geral.

Termo de abertura do Livro da Inspeção, 1838.
riadores possam ter acesso. Esse documentos manuscritos são importantes para conhecermos melhor a vida, o cotidiano da vila de Santo Antônio de Alcântara e sua população e ao mesmo tempo, saber como funcionavam as Câmaras municipais no Maranhão dos SCódice da Inspecção [1838]: termo de abertura transcrito


Servirá este Livro para nelle se lançar O Termo e
resultado dos exames, nos Livros das Colletas dos diferentes
Impostos nesta vila, aos quais tem os Juízes Municipais
de posições conforme a Lei: irei todo ser nu=
merado, e rubricado com a rubrica = Monteiro =
de q uso, designando ao fim as folhas q contem.
Alcântara 6 de Novembro de 1838.
Guilherme Carlos Monteiro
 
Antônio Lopes quem achou os Códices
 


Senado da Câmara de Alcântara