quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Historiadora lança livro sobre a História da Medicina em São Luís



São Luís – No último dia 31 de agosto, às 19h, no Conselho Regional de Medicina, Renascença, ocorreu o lançamento do livro História da Medicina em São Luís: médicos, enfermidades e instituições da historiadora Maria de Lourdes Lauande Lacroix, que este ano será a patrona da 9.ª Felis. A abertura do evento ficou a cargo de um dos coordenadores, o professor Dr. Aymoré Alvim, professor aposentado do Curso de Medicina da UFMA, diretor do IHGM e membro de várias entidades ligadas à medicina. Estavam compondo a mesa de abertura: o Presidente da Alumar, Nilson Ferraz, o Presidente do IHGM, professor Euges Lima; o Capitão dos Portos, Marcos Tadashi; o Presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; o Presidente da Academia Maranhense de Medicina, José Márcio Leite; o Presidente do Conselho Regional de Medicina, Abdon Murad; o Presidente da Academia Maranhense de História da Medicina e a historiadora Maria de Lourdes Lauande Lacroix.
O livro é resultado de cinco anos de pesquisas e está dividido em oito capítulos, “Doenças e práticas de cura na época Colonial”, “Epidemias e endemias”, “Hospitais públicos e privados”, “Médicos do século XIX”, “Jovens médicos e novos procedimentos”, “A expansão das especialidades no século XX”, “O ensino superior da medicina em São Luís”, “Do sacerdócio ao mercado”. Em entrevista concedida a Sessão do Alternativo do O Estado do Maranhão, Lacroix fala sobre seu livro, que tem Coordenação Editorial de Flávio Reis e Projeto Gráfico de Nazareno Almeida e Flávio Reis.
O Estado - Suas últimas pesquisas são sobre a cidade de São Luís. Por que um novo tema?
Maria de Lourdes Lacroix - Continuo estudando a cidade, em outro viés, enfoque circunstancial, como ocorreu em outros trabalhos. O médico coordenador de um Congresso Brasileiro de História da Medicina que iria acontecer em São Luís, em 2012, sugeriu que eu fizesse uma palestra sobre a história da medicina local. Aceitei o desafio, embora “nunca por mares antes navegados”.
O Estado – Qual o enfoque do livro?
Maria de Lourdes Lacroix - Não é uma pesquisa detalhada sobre a questão da saúde, sobre o funcionamento dos hospitais ou o procedimento técnico dos médicos. É um levantamento histórico, mostrando o que foi criado, as instituições e respectivas expansões, as doenças, o ensino local da medicina, seus avanços, entre outros registros.
O Estado - Como a senhora planejou o trabalho?
Maria de Lourdes Lacroix - Comecei pelos primórdios, pelos séculos XVII e XVIII. A época da ausência de médicos e cujas soluções buscadas por nativos, colonos e africanos combinavam práticas empíricas usando vegetais, animais e minerais, associados ao apelo sobrenatural. A população era assistida por jesuítas, curandeiros, curiosos, ervateiros e velhas parteiras. Acompanhei o barbeiro cirurgião, antigos físicos e cirurgiões até as primeiras escolas europeias de medicina, em ininterrupto progresso. No século XIX, observei a atuação de maranhenses de volta da Europa, Rio e Bahia, doutores de outras províncias, portugueses, franceses e ingleses, todos, médicos generalistas, levando suas caixas de botica com medicamentos de urgência para fazer cirurgias, sem anestesia. Médicos que dedicavam parte de seu tempo ao trabalho gratuito em hospitais e filantrópico aos desvalidos, auxiliados pelas irmandades. Aos poucos, as boticas foram substituídas pelas casas de manipulação ou farmácias.
O Estado – E quais as novidades do século XX?
Maria de Lourdes Lacroix - É o século da medicina liberal, do predomínio do médico e das especialidades. Nas primeiras décadas, os jovens clínicos gerais assumiram novos procedimentos com a novidade de alguns aparelhos facilitadores do diagnóstico. Achei por bem ressaltar algumas figuras de muita competência e humanidade, percorrendo a cidade, com suas maletinhas a assistir os doentes, a domicílio ou consultando em salas contíguas às farmácias. Só na década de 1930 chegaram especialistas com seus consultórios, fase em que a demanda compeliu à organização de outros hospitais e clínicas especializadas.
O Estado - A senhora reservou um espaço para ensino da medicina no Maranhão?
Maria de Lourdes Lacroix - Claro. O ensino da medicina em nosso estado foi bastante retardado. Um decreto de abril de 1813 previu a organização de academias médico-cirúrgicas na Bahia, no Rio de Janeiro e no Maranhão, porém somente em 1957, a Igreja Católica fundou a Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão. Em 1966, a Faculdade foi incorporada à Fundação Universidade do Maranhão, tomando nova nomenclatura (UFMA), em 1972.
O Estado - E os problemas?
Maria de Lourdes Lacroix - Nem a expansão do ensino nem a criação de mais hospitais e clínica representaram um ótimo atendimento à clientela. O déficit de leitos e consultórios não atende à população crescida desordenadamente, a tecnologia abriu um abismo entre o médico e o paciente, não há um tratamento humanizado e de boa qualidade pelas próprias circunstâncias adversas também ao próprio médico. Percebemos a profunda modificação nas condições em que se desenvolve a prática da medicina em São Luís.
O Estado - A senhora é a patrona da Feira do Livro de São Luís este ano. Como se sentiu com a homenagem?
Maria de Lourdes Lacroix – Muito feliz, honrada pela homenagem que atribuo à mulher, a professora e à História.