quinta-feira, 26 de novembro de 2015

1615

 
 
Por Euges Lima
Presidente do IHGM
 

Este livro, “Crônicas de São Luís 1615: a expulsão francesa do Maranhão sob o olhar indígena”, do professor, pesquisador e membro efetivo do IHGM, Joseh Carlos Araujo, aparece no momento oportuno, pois, este ano de 2015, completa-se os 400 anos desse episódio e início da colonização portuguesa, tema importante no contexto histórico dos nossos primórdios coloniais.
O autor vem se dedicando nos últimos anos a pesquisar a ocupação francesa no Maranhão no início do século XVII, a França Equinocial. Em 2012 por ocasião do quarto centenário oficial da fundação de São Luís, publicou “Crônicas de São Luís 1612: a fundação da cidade sob o olhar tupinambá”, onde, tratou dessa primeira fase da ocupação francesa e suas relações com os indígenas. Agora, neste segundo livro que representa uma continuidade do primeiro, buscou versar sobre a chegada dos portugueses, o conflito com os franceses ocupantes e de como e por que ocorreu a expulsão dos gauleses e o fim do projeto de colonização francesa no Maranhão.
Além de oportuno, é muito interessante este livro, pois narra os últimos acontecimentos entre franceses, portugueses e tupinambás no Maranhão seiscentista, mas o faz de uma maneira que procura dar voz aos indígenas, destacando o seu protagonismo, seus usos e costumes, rompendo de certa forma com a tradicional visão eurocêntrica e buscando um olhar de alteridade.
 Um dos pontos centrais do livro é exatamente quando ocorre o maior enfretamento bélico entre essas duas nações europeias, a famosa Batalha de Guaxenduba e seus desdobramentos, que o autor descreve e analisa detalhadamente, classificando-a como uma guerra brasílica, isto é, não aos moldes europeus somente, mas misturando e acrescentando táticas, estratégias e elementos indígenas, próprios do Brasil colonial, principalmente no que concerne as tropas portuguesas.
 Joseh Carlos com este trabalho, dá uma grande contribuição, revisitando esses primeiros capítulos da nossa história colonial e com sua maneira de narrar os acontecimentos, certamente irá conduzir o leitor a uma verdadeira viagem ao tempo dessas tentativas de colonizações europeias na chamada Costa Leste-Oeste, ressaltando as disputas franco-lusitanas pela colonização do Maranhão.

Os homenageados nos 90 anos do IHGM


Profa. Eneida Vieira da Silva recebe a placa do presidente
São Luís – No último dia 20, sexta, pela manhã, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), realizou Sessão Magna Comemorativa alusiva aos seus 90 anos de fundação. Durante a programação foram homenageados vários sócios honorários, efetivos e in memoriam, além de personalidades dos mais diversos segmentos sociais que se destacaram em suas áreas de atuações e prestaram relevantes serviços ao IHGM. 
 As placas de láureas de reconhecimentos e Diplomas de Honra ao Mérito foram entregues aos sócios Joseth Coutinho Martins de Freitas, Ilzé Vieira de Melo Cordeiro (honorárias), Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo (decana e 1.ª presidente) e in memoriam ao historiador Mário Meireles pelo seu Centenário.
Os Diplomas de Honra ao Mérito ao sócio efetivo professor José Augusto Silva Oliveira e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ao presidente do Sinproesemma, professor Júlio Pinheiro e ao Capitão dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi. 

O prof. José Augusto recebendo o Diploma de Mérito
 

João Arruda Cordeiro recebe em nome da Mãe, Ilzé Cordeiro.

Josemar Raposo recebe em nome de Joseth Coutinho

Ana Maria e Mimi Meireles, filhas de Mário Meireles.

Capitão Tadashi reconhecido pelo IHGM

 
Prof. Júlio Pinheiro recebendo a distinção do pres. do IHGM 
 

domingo, 22 de novembro de 2015

IHGM comemora 90 anos de fundação, 90 anos de história


São Luís – No último dia 20, sexta, pela manhã, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), realizou Sessão Magna Comemorativa alusiva aos seus 90 anos de fundação. O presidente Euges Lima fez a abertura oficial da solenidade, destacando a tradição e a capacidade do IHGM em resistir às adversidades e de permanecer contribuindo ao conhecimento da história e geografia do Maranhão. Fizeram parte da mesa de abertura, Marcelo do Espírito Santo, presidente do Instituto das Cidades e na ocasião representando o Prefeito; Carlos Azevedo, Comandante do 24 BIL; Paulo de Albuquerque Maranhão; Euges Lima, Capitão dos Portos Marcos Tadashi; Joseh Carlos Araújo e José  Augusto Oliveira.
Estiveram presentes várias autoridades civis e militares, assim como representantes das mais diversas instituições culturais públicas do Estado. Professores e estudantes também marcaram presença, além de uma grande participação dos membros da entidade.
A programação contou com a Conferência Magna, intitulada ”Os IV séculos da Conquista do Maranhão (1615-2015) e seu Conquistador”, proferida pelo Dr. Paulo de Albuquerque Maranhão, nona geração do Jerônimo de Albuquerque Maranhão, colonizador do Maranhão.
Homenagens  e Selo Comemorativo
Houve também entrega pelos Correios de selo personalizado comemorativo dos 90 anos e entrega de homenagens a sócios honorários, efetivos e demais personalidades que se destacaram em suas áreas e que apoiam o trabalho do IHGM. As placas foram entregues aos sócios, Joseth Coutinho Martins de Freitas, Ilzé Vieira de Melo Cordeiro (honorárias), Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo (decana e 1.ª presidente) e in memoriam a Mário Meireles pelo seu Centenário. Os Diplomas de Honra ao Mérito ao sócio efetivo professor José Augusto Silva Oliveira, ao presidente do Sinproesemma, professor Júlio Pinheiro e ao Capitão dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi. 
Lançamentos
Josemar Raposo, Mimi Meireles, Euges Lima e Ana Maria
Na ocasião, foram também lançados e relançados livros de autoria dos sócios: “Crônicas de São Luís 1615: a expulsão francesa do Maranhão sob o olhar indígena” e “Crônicas de São Luís 1612: a fundação da cidade sob o olhar tupinambá”, ambos pela Editora Halley de autoria do pesquisador e membro efetivo do IHGM, professor Joseh Carlos Araujo e o livro Mário Meireles: historiador e poeta (ed. Juruá) da sócia efetiva do IHGM, promotora de justiça, professora universitária e pesquisadora Ana Luiza Almeida Ferro. Ao final, sócios e convidados se confraternizaram e cortaram o bolo dos 90 anos do IHGM.
O Instituto foi fundado em 20 de novembro de 1925 por um grupo de onze intelectuais, professores, historiadores e geógrafos, entre eles estavam Antônio Lopes, Ribeiro do Amaral, Justo Jansen, Domingos Perdigão, Wilson Soares, Pe. Arias Cruz, José Eduardo de Abranches Moura, José Domingues, entre outros.
 
 


Euges Lima, Osvaldo Souza e Comte Carlos Azevedo


Promotor Ronald, Lourdes Lacroix e Euges Lima