sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Membro do IHGM é eleito para AML

Do site imirante

Natalino Salgado, reitor da UFMA e
 membro do IHGM
Em sessão extraordinária realizada no fim da tarde de ontem, na sede da Academia Maranhense de Letras (AML), o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e colaborador do jornal O Estado, Natalino Salgado, foi escolhido, por 28 dos 38 votos válidos, o novo integrante da AML. Ele ocupará a cadeira de nº16, cujo patrono é o poeta parnasiano Raimundo da Mota Correia. Além dele, disputavam a vaga o engenheiro civil Bento Moreira Lima Neto, que obteve oito votos, e o consultor de português e colaborador do suplemento Na Mira, de O Estado, Paulo de Tarso Ribeiro Silva Moraes, com dois votos.
A eleição contou com a presença de 11 membros da AML, sendo que os outros 27 votos foram encaminhados por meio de correspondências, dentre eles, o do atual presidente do Congresso Nacional e ocupante da cadeira n°22 da Academia, José Sarney. Cada voto foi colocado na urna, após verificação da comissão de escrutinadores responsáveis pela apuração dos votos. Em seguida, começou o procedimento de contagem dos votos, que durou pouco mais de 20 minutos.
Por volta das 18h, o nome do vencedor foi anunciado. “Neste momento, comunico que o senhor Natalino Salgado, por causa do maior número de votos neste pleito, integrará o quadro da Academia”, declarou o presidente da AML, Benedito Buzar. Após a eleição, uma comissão formada por oito membros da Academia fez uma visita de cortesia, na residência do vencedor, onde anunciaram o resultado.
O grupo foi recepcionado por um Natalino Salgado emocionado, segundo ele, por tamanha honraria. “É lógico que havia uma confiança pela vitória, no entanto, não esperava que seria essa margem de diferença para os demais concorrentes. Quero dizer que, a partir desse momento, já me sinto um membro da Academia”, afirmou.
De acordo com o regimento interno da AML, o vencedor tem um prazo, a partir do dia da eleição, de seis meses para tomar posse, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses. “Durante esse período, Natalino Salgado poderá marcar qualquer data para assumir a sua cadeira”, informou o presidente da AML, Benedito Buzar.
Natalino Salgado ocupará uma cadeira na AML que, antes dele, pertenceram a Domingos Vieira Filho, Paulo Nascimento Moraes e Neiva Moreira, além do patrono Raimundo da Mota Correia. O presidente da AML, Benedito Buzar, afirmou que a cadeira nº16 terá mais um nome importante para ocupá-la. “O doutor Natalino concorria com outros dois nomes fortes, que muito contribuem para a cultura do nosso estado, o que atribui um peso ainda maior para a vitória dele. Espero que tenha muito sucesso em sua nova empreitada”, declarou Buzar.
Antes de receber parentes e membros da Academia Maranhense de Letras (AML), em sua residência, na noite de ontem, para saudá-lo pela vitória, o reitor da UFMA falou sobre a sua futura função. Natalino Salgado Filho é mestre e doutor em Nefrologia pela Escola Paulista de Medicina, professor universitário, diretor-geral do Hospital Universitário Presidente Dutra e mantém constante colaboração à imprensa, especialmente no jornal O Estado, além de escrever artigos em revistas de pesquisa científica.
Questionado sobre o que o levou a ser eleito pela Academia, o reitor foi enfático. “A minha história de vida fala por si só. É uma honra ser o único médico no quadro atual de ocupantes da AML. Não posso deixar de mencionar, nesse momento, outros médicos, que tiveram o prazer de serem membros dessa importante instituição literária, como Aquiles Lisboa e Bacelar Portela. Quero homenagear também Pedro Neiva de Santana, Josué Montello, José Maria Cabral Marques e José Maria Ramos Martins, nomes que fazem parte da tradição literária desse estado”, afirmou Natalino.
Para o mais novo ocupante da cadeira nº 16, cujo fundador foi Corrêa de Araújo, esse já é um dos grandes momentos de sua carreira. No entanto, ele fez um comparativo com outra conquista pessoal. “Não posso deixar de mencionar também, o reconhecimento da comunidade acadêmica que, nas últimas eleições na UFMA, me elegeram para dirigir a mais importante instituição de ensino superior do estado. Essa eleição é um dos grandes capítulos de minha história de vida, assim como é a eleição na Academia”, disse o reitor.

Sobre a AML

A AML foi fundada em 10 de agosto de 1908, por Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godóis, Corrêa de Araújo, Clodoaldo Freitas, Domingos Barbosa, Fran Paxeco, Godofredo Viana, Inácio Xavier de Carvalho, Ribeiro do Amaral e Armando Vieira da Silva. Composta, inicialmente, por 20 cadeiras, em 1946, a AML fixou o número atual de 40.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

José Jorge e Labidi assumirão cadeiras no IHGM



Sofiane Labidi
José Jorge Leite
Dia 20 de setembro, às 18h, no Palácio Cristo Rei, em frente a Praça Gonçalves Dias, haverá posse dupla no IHGM. Tomarão posse José Jorge Leite Soares na cadeira 34, patroneado por Wilson da Silva Soares e Sofiane Labidi, na cadeira 13, patroneado por Raimundo José de Sousa Gaioso.