sábado, 19 de dezembro de 2015

Assembleia do IHGM aprova ingresso de novos membros


São Luís - No último dia 16, às 17:30, deu início em segunda convocação a última Assembleia Geral Ordinário do ano do IHGM. Na sessão, foram aprovados o Calendário de Atividades 2016; o ingresso de oito novos sócios, sendo três correspondentes e cinco efetivos, aprovou-se também por unanimidade as prestações de contas referente ao primeiro semestre de 2015, conforme recomendação do Conselho Fiscal.
Os novos membros indicados, tendo parecer favorável por comissão de sócios e referendados pela Assembleia foram os seguintes: Luiz Américo Lisboa Jr. , baiano de Itabuna, membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia(IGHB), historiador, especialista em história da MPB, autor de vários trabalhos na área, atualmente, está concluindo a biografia de Catulo da Paixão Cearense; Edson Santana do Carmo, paulista de São Vicente e membro efetivo do Instituo Histórico e Geográfico de São Vicente, museólogo e pesquisador; Fernando Braga dos Santos, maranhense, radicado em Goiás, ensaísta, poeta, escritor, advogado e pesquisador, autor de vários livros.
Como efetivos, foram aprovados os nomes de João Batista Ericeira, advogado, pesquisador, professor aposentado do Curso de Direito da UFMA, autor de vários livros na área do Direito e colunista do Jornal O Imparcial para ocupar a cadeira de n.º 03, patroneada por Diogo de Campos Moreno; Edmilson Sanches, residente em Imperatriz, jornalista, pesquisador, palestrante e autor de vários livros, irá ocupar a cadeira de n.º 10, patroneada pelo Pe. José de Moraes; Antônio Guimaraes de Oliveira, professor de história, historiador, autor de vários livros, lançou recente o terceiro volume de uma série de álbuns iconográficos sobre a história e memória da Cidade de São Luís, irá ocupar a cadeira de n.º 09, patroneada por Bernardo Pereira de Berredo;
Maria Goretti Cavalcante Carvalho, autora de várias publicações, professora Doutora do Departamento de Pedagogia da UEMA, com pós graduação na área de história, ocupará a cadeira de n.º 17, patroneada pelo Frei Custódio Alves Serrão e o professor Natinho Fênix, graduado em letras, pesquisador e escritor que ocupará a cadeira de n.º 38, patroneada por Antônio Batista Barbosa de Godóis. Após a reunião os sócios e convidados participaram da tradicional confraternização realizada pelo IHGM nesse período todos os anos.
A sócia efetiva Clores Holanda com o pres. Euges Lima

 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

IHGM luta pela restauração dos Códices de Alcântara


São Luís - No último dia 15, às 10h, o presidente do IHGM, professor Euges Lima, esteve reunido com a Diretora do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), a historiadora Helena Espínola para tratar do projeto de restauração dos três livros do Senado da Câmara de Alcântara, datados de 1786, 1808 e 1838 que necessitam de restauração urgente e que pertencem ao acervo do IHGM, estando sob sua guarda há mais de 80 anos.
 O IHGM está tentando viabilizar o projeto por meio da secretaria de cultura do Estado. "Os Códices de Alcântara estão sob a guarda do IHGM, mas é um patrimônio imprescindível para a história do Maranhão, portanto é de interesse público que esses documentos sejam restaurados e possam servir para um maior conhecimento da história do Maranhão e em particular de Alcântara", destacou o presidente Euges Lima.
Abaixo, imagens das duas primeiras páginas do livro de Ata do Senado da Câmara de Alcântara, intitulado Termo de Inspeção que trata a priori de registros de coletas de impostos, rubricado e assinado pelo então Juiz Municipal, o Doutor Guilherme Carlos Monteiro.




Comissão do IHGM em reunião com o sec. de Cultura Felipe Camarão