sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Adalberto Franklin toma posse no IHGM

Ontem, às 19 horas, no Palácio Cristo Rei, em frente à Praça Gonçalves, tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, na cadeira de número 16, patroneada por Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, o jornalista, pesquisador e editor, Adalberto Franklin.

A solenidade de posse foi presidida pelo vice-presidente do Instituto, professor Euges Lima, o discurso de recepção do novo confrade, foi proferido pelo professor Leopoldo Vaz (ex- vice-presidente do IHGM) e proponente do nome de Franklin para compor os quadros dessa sociedade.

No discurso de elogio ao patrono do empossado, foi destacado a trajetória histórica do patrono da cadeira, assim como sua principal obra, “Poranduba Maranhense”, escrita a partir de 1818 e publicada na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1891, por iniciativa de César Marques.

Adalberto Franklin é piauiense, tem 49 anos e há 40 reside em Imperatriz. Jornalista, historiador, editor literário. Coordenou a publicação de mais de 400 títulos de obras literárias. Fundou e dirige a Ética Editora. É membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons. Tem sete obras publicadas, entre as quais Breve história de Imperatriz e Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz, dois dos mais importantes trabalhos sobre a história do sudoeste maranhense.


 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

IHGM comemorou seus 87 anos de muita história

Foto tradicional com os sócios
Dia 20, às 18 horas, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, realizou sessão magna para comemorar seus 87 anos de fundação.  A solenidade iniciou-se com o discurso da presidente, professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, que destacou o histórico do IHGM até aquela data e sua força em permanecer ativo por mais de oito décadas, assim como o apoio e dedicação das várias gerações de sócios para que esse sodalício pudesse chegar até os dias de hoje, com tanta vitalidade.

Secretária Clores Holanda e a presidente, Telma Bonifácio
Após seu discurso, a presidente franqueou a palavra, vários sócios se manifestaram e discursaram. Entre as homenagens da noite, foi exposto na parede lateral direita do salão nobre, um baner gigante com a galeria de fotos dos pais fundadores do Instituto Histórico. Esse painel faz parte de um projeto organizado pelo vice-presidente da casa, professor Euges Lima, de resgate das imagens e história dos 11 fundadores do IHGM.
Presidente, Telma Bonifácio e o vice, Euges Lima
O Instituto Histórico e Geográfico foi fundado em dia 20 de novembro de 1925 por um grupo de 11 intelectuais de projeção. Foram eles: Antônio Lopes, Justo Jansen, José Ribeiro do Amaral, Domingos Perdigão, Wilson Soares, Benedito Barros e Vasconcelos, Padre Arias Cruz, José Domingues da Silva, José Eduardo Abranches Moura, José Pedro Ribeiro e José Ferreira Gomes.

A solenidade também foi marcada pelo relançamento do livro “O Universo do Padre Brandt” do escritor José Fernandes, membro do Instituto e que teve muita acolhida pelos confrades. Após a sessão, foi partido o bolo dos 87 anos e servido um coquetel aos presentes.




 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dois anos sem Antônio Vespasiano Ramos

Do Blog do Manoel Santos


Dois anos do falecimento do médico e escritor Antônio Vespasiano Ramos. Autor de diversas obras, ele deixou vários trabalhos publicados nas Revistas do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e regularmente escrevia artigos em periódicos da imprensa maranhense.
Antônio Vespasiano Ramos publicou um livro que ele próprio dizia ser a sua obra-prima. Trata-se do livro Coronel Mariano Martins Lisboa – Um ilustre maranhense (1846-1926). Com este trabalho, o saudoso escritor, que também era membro da Academia Maranhense de Medicina, presta uma homenagem ao seu avô, o coronel Lisboa, figura proeminente da sociedade maranhense, que ocupou vários cargos na política e chegou à Intendência (Prefeitura, na época) da cidade de São Luís do Maranhão.
Antônio Vespasiano Ramos, que ficou famoso como médico ginecologista, nasceu no dia 9 de julho de 1914. Ele era professor de medicina no Rio de Janeiro. As suas atividades como médico, pesquisador e escritor foram tão intensas que por si só dariam um livro.
Publicou inúmeros trabalhos, dos quais destacam-se: “Novo Método de Diagnóstico Precoce do Câncer Uterino”, ”Mulher de Trinta Anos” e “Coronel Mariano Martins Lisboa – Um Ilustre Maranhense”, além de artigos que foram publicados no Maranhão e alhures.
Sobrinho do poeta Joaquim Vespasiano Ramos e primo do médico Cláudio Lisboa de Moraes Rego, ele veio para o Maranhão décadas atrás, para exercer a função de superintendente do antigo INPS.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

IHGM comemora 87 de fundação com sessão magna hoje

Do Blog do Manoel Santos

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) realizará sessão magna nesta terça-feira (20) em São Luís para celebrar os seus 87 anos de fundação. A solenidade acontecerá às 18 horas, na sede da instituição, localizada na Rua Santa Rita, nas proximidades da Praça da Alegria.A presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, informou que a cerimônia será uma sessão magna, durante a qual será prestada homenagem aos recém-empossados e aos antigos sócios, dentre os quais o decano da Casa, José Ribamar Seguins.
Telma Bonifácio lembrou que o IHGM, fundado em 20 de novembro de 1925, tem como objetivo estudar, debater e divulgar questões sobre a história e a geografia do Maranhão. Para isso, mantém uma vasta biblioteca, aberta a estudantes e pesquisadores, e desenvolve palestras, cursos e pesquisas, sempre com apoio de outras instituições culturais.

Entre seus fundadores, figuram nomes como Justo Jansen Ferreira (primeiro presidente), José Ribeiro do Amaral, José de Abranches Moura, José Pedro Ribeiro, Padre Arias Almeida Cruz, Benedito Barros e Vasconcelos, Domingos de Castro Perdigão, José Domingues da Silva, Wilson da Silva Soares, Milson Soares e José Ferreira Gomes, além do jornalista e historiador Antônio Lopes da Cunha, cujo nome batiza a Casa. Pelo Instituto passaram sócios beneméritos, como Aquiles de Faria Lisboa, Domingos Vieira Filho, Mário Martins Meireles, Ronald da Silva Carvalho e tantos outros, sendo, por isso, altamente dignificante a todos aqueles que lá se encontram atualmente suceder a pessoas do maior valor pessoal e cultural do Maranhão.

Aniversário de 70 anos do IHGM
Entre os membros do IHGM, além de historiadores e geógrafos, estão jornalistas, sociólogos, médicos, cientistas, pesquisadores, professores e advogados. Entre as atividades desenvolvidas pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, está a publicação trimestral da Revista do IHGM. No periódico, que data da fundação do Instituto, são publicados artigos e discursos proferidos em diversas ocasiões, inclusive durante as reuniões da Casa.


Sede antiga, doada pelo Gov. Sebastião Archer

Linha do Tempo

Antonio Lopes, patrono do IHGM


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Adalberto Franklin assumirá cadeira no IHGM


Tomará posse dia 22, como membro efetivo no IHGM, na cadeira de n.º 16, patroneada por Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, autor da Poranduba maranhense, o pesquisador, Adalberto Franklin. Ele é piauiense, tem 49 anos e há 40 reside em Imperatriz. Jornalista, historiador, editor literário e bacharelando em Direito. Coordenou a publicação de mais de 400 títulos de obras literárias. Fundou e dirige a Ética Editora. É membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons. Tem sete obras publicadas, entre as quais Breve história de Imperatriz e Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz, dois dos mais importantes trabalhos sobre a história do sudoeste maranhense. A solenidade de posse será no Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias, às 19h.