quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dois anos sem Antônio Vespasiano Ramos

Do Blog do Manoel Santos


Dois anos do falecimento do médico e escritor Antônio Vespasiano Ramos. Autor de diversas obras, ele deixou vários trabalhos publicados nas Revistas do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e regularmente escrevia artigos em periódicos da imprensa maranhense.
Antônio Vespasiano Ramos publicou um livro que ele próprio dizia ser a sua obra-prima. Trata-se do livro Coronel Mariano Martins Lisboa – Um ilustre maranhense (1846-1926). Com este trabalho, o saudoso escritor, que também era membro da Academia Maranhense de Medicina, presta uma homenagem ao seu avô, o coronel Lisboa, figura proeminente da sociedade maranhense, que ocupou vários cargos na política e chegou à Intendência (Prefeitura, na época) da cidade de São Luís do Maranhão.
Antônio Vespasiano Ramos, que ficou famoso como médico ginecologista, nasceu no dia 9 de julho de 1914. Ele era professor de medicina no Rio de Janeiro. As suas atividades como médico, pesquisador e escritor foram tão intensas que por si só dariam um livro.
Publicou inúmeros trabalhos, dos quais destacam-se: “Novo Método de Diagnóstico Precoce do Câncer Uterino”, ”Mulher de Trinta Anos” e “Coronel Mariano Martins Lisboa – Um Ilustre Maranhense”, além de artigos que foram publicados no Maranhão e alhures.
Sobrinho do poeta Joaquim Vespasiano Ramos e primo do médico Cláudio Lisboa de Moraes Rego, ele veio para o Maranhão décadas atrás, para exercer a função de superintendente do antigo INPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário