quinta-feira, 22 de novembro de 2012

IHGM comemorou seus 87 anos de muita história

Foto tradicional com os sócios
Dia 20, às 18 horas, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, realizou sessão magna para comemorar seus 87 anos de fundação.  A solenidade iniciou-se com o discurso da presidente, professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, que destacou o histórico do IHGM até aquela data e sua força em permanecer ativo por mais de oito décadas, assim como o apoio e dedicação das várias gerações de sócios para que esse sodalício pudesse chegar até os dias de hoje, com tanta vitalidade.

Secretária Clores Holanda e a presidente, Telma Bonifácio
Após seu discurso, a presidente franqueou a palavra, vários sócios se manifestaram e discursaram. Entre as homenagens da noite, foi exposto na parede lateral direita do salão nobre, um baner gigante com a galeria de fotos dos pais fundadores do Instituto Histórico. Esse painel faz parte de um projeto organizado pelo vice-presidente da casa, professor Euges Lima, de resgate das imagens e história dos 11 fundadores do IHGM.
Presidente, Telma Bonifácio e o vice, Euges Lima
O Instituto Histórico e Geográfico foi fundado em dia 20 de novembro de 1925 por um grupo de 11 intelectuais de projeção. Foram eles: Antônio Lopes, Justo Jansen, José Ribeiro do Amaral, Domingos Perdigão, Wilson Soares, Benedito Barros e Vasconcelos, Padre Arias Cruz, José Domingues da Silva, José Eduardo Abranches Moura, José Pedro Ribeiro e José Ferreira Gomes.

A solenidade também foi marcada pelo relançamento do livro “O Universo do Padre Brandt” do escritor José Fernandes, membro do Instituto e que teve muita acolhida pelos confrades. Após a sessão, foi partido o bolo dos 87 anos e servido um coquetel aos presentes.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário