sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Adalberto Franklin toma posse no IHGM

Ontem, às 19 horas, no Palácio Cristo Rei, em frente à Praça Gonçalves, tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, na cadeira de número 16, patroneada por Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, o jornalista, pesquisador e editor, Adalberto Franklin.

A solenidade de posse foi presidida pelo vice-presidente do Instituto, professor Euges Lima, o discurso de recepção do novo confrade, foi proferido pelo professor Leopoldo Vaz (ex- vice-presidente do IHGM) e proponente do nome de Franklin para compor os quadros dessa sociedade.

No discurso de elogio ao patrono do empossado, foi destacado a trajetória histórica do patrono da cadeira, assim como sua principal obra, “Poranduba Maranhense”, escrita a partir de 1818 e publicada na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1891, por iniciativa de César Marques.

Adalberto Franklin é piauiense, tem 49 anos e há 40 reside em Imperatriz. Jornalista, historiador, editor literário. Coordenou a publicação de mais de 400 títulos de obras literárias. Fundou e dirige a Ética Editora. É membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons. Tem sete obras publicadas, entre as quais Breve história de Imperatriz e Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz, dois dos mais importantes trabalhos sobre a história do sudoeste maranhense.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário