Hoje (30/11), às 19 horas, no Stand do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, na 6.ª Feira do Livro de São Luís (CEPRAMA), será lançado o livro “CRÔNICAS DE SÃO LUÍS: 1612, a fundação da cidade sob o olhar Tupinambá do professor da Universidade Estadual do Maranhão e membro do IHGM, Joseh Carlos Araújo.
O livro busca contar a história da ocupação francesa em São Luís no início do século XVII, a chamada França Equinocial, sob a ótica dos Tupinambás, é a versão da fundação de São Luís não sob o olhar europeu, eurocêntrico, mas a partir da visão dos nativos de Upaon-Açu.
O autor mergulha na figura dos Tupinambás e de como eles viram a chegada e a permanência dos franceses durante o período da França Equinocial, uma visão pouco, ou quase nunca abordada, sobre essa temática, é a própria alteridade dos Tupinambás.
Joseh Carlos é professor universitário, engenheiro agrônomo, com pós-graduação pela USP, pesquisador e membro efetivo do IHGM, já publicou vários livros, como uma série sobre a região dos cocais maranhenses e sobre a Amazônia e seu processo de degradação nos últimos 40 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário