sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

C O N V O C A T Ó R I A



 A presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão no uso de sua atribuições legais, convoca todos os diretores para reunião extraordinária, dia 27(seg), às 10 horas, na sede, para tratar da seguinte pauta:

 1) Encaminhamento sobre a situação dos Códices de Alcântara.


 São Luís, 24 de janeiro de 2014.


 Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
 Presidente

Livro centenário do acervo do IHGM é restaurado e biblioteca ganhará novas instalações




Desde o ano passado que o acervo da biblioteca do IHGM vem passando por um processo de higienização, catalogação e reorganização, para isso o IHGM contratou os serviços de uma profissional para realização do trabalho.
Tudo isso faz parte de um programa de revitalização da biblioteca e seu acervo, imprimido por esta gestão que inclui entre outras medidas, conservação de livros e documentos raros, além de restauração de muitas obras raras ainda existentes que precisam ser recuperadas urgentemente.
Um exemplo é o livro “ A Barra da Tutoya”  de Justo Jansen, primeiro presidente do Instituto Histórico, uma raridade de 1908, com 106 anos.
O livro trata da famosa disputa entre Maranhão e Piauí pela região de Tutóia que dominou a atenção dos dois Estados durante as duas primeiras décadas do século XX , envolvendo historiadores e geógrafos de ambos os lados que produziram uma vasta bibliografia sobre o tema.
Doado por Odilon Soares, em 1951, diretor do IHGM na época. Ocupava a função de bibliotecário e percorria sebos do Rio de Janeiro à procura de raridades relacionadas à história do Maranhão para poder encaminhar à biblioteca do Instituto.
 “Esse livro foi recuperado e em breve voltará ao acervo da biblioteca e representa simbolicamente o início de um novo momento que será marcado pela efetiva valorização do nosso acervo e por uma série de recuperações e restaurações dos nossos livros raros, realizado em parceria com instituições especializadas,” afirmou o vice presidente Euges Lima.

“Como condição para que a biblioteca possa realmente cumprir com sua finalidade e se tornar um espaço de consulta e pesquisa, não só para sócios, mas para toda a sociedade maranhense, o Instituto Histórico e Geográfico empreendeu esforços, no sentido de ampliar as instalações físicas da atual biblioteca, adquirindo um local mais amplo e adequado para abrigar seu acervo que nos últimos anos cresceu significativamente com doações”, destacou a presidente Telma Bonifácio. O local foi reformado e a mudança está em pleno andamento. A previsão de (re)inauguração está prevista para o mês de abril.
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Morre em São Luís o professor Wilson Ferro


Por Manoel dos Santos Neto(Diretor do IHGM)
 


Wilson Ferro
O historiador, professor universitário, escritor e poeta Wilson Pires Ferro, de 77 anos, foi vencido por um câncer, contra o qual lutava bravamente há vários anos, sem nunca se afastar de suas atividades intelectuais.
Ele faleceu em São Luís, nesta segunda-feira (20). Era membro da União Brasileira de Escritores e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (onde ocupava a Cadeira nº 4), além de membro-fundador da Academia Ludovicense de Letras.
Deixou publicados vários livros como “Sombras da Noite”, “Versos e Anversos”, “Quando eu era pequenino” e “Espelhos de São Luís”. Wilson Ferro era colaborador de jornais e periódicos de São Luís, onde, há muitos anos, publicava artigos.
WILSON PIRES FERRO
Coroatá 30 de julho de 1936 – São Luís 20 de janeiro de 2014
Nasceu em Coroatá, cidade maranhense. Tinha formação em Contabilidade, Bacharelado e Licenciatura em Geografia e História e pós-graduação em Segurança e Desenvolvimento. Exerceu o magistério nos níveis médio e superior. É professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão, onde desempenhou os cargos de Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, além de Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. É também aposentado do Banco do Brasil.
 Escreveu São Luís e Alcântara, (Florianópolis-SC, 1977); A Educação e os Desportos como indicadores do desenvolvimento de uma nação, (Rio de Janeiro-RJ,1983); Versos & anversos (Belo Horizonte-MG, 2002); Espelhos de São Luís (2005), Depois que o Sol se põe (2007) e Quando eu era pequenino (2007).
 Foi agraciado com a medalha Comemorativa do Jubileu de Prata da UFMA em 1991. Ocupou a Cadeira 4 do IHGM, patroneada por Simão Estácio da Silveira.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

NOTA DE PESAR


Foi com enorme consternação que o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão recebeu a notícia do falecimento do historiador, professor e ex-membro do IHGM, Wilson Ferro.
 A Presidente do IHGM, Telma Bonifácio, seu vice-presidente Euges Lima e todo corpo diretor transmite em nome do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, aos familiares do Professor Wilson Ferro as nossas sentidas condolências.

 

Telma Bonifácio
Presidente do IHGM

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Depois de um ano e sete meses técnico do IBRAM admite que restauração dos Códices não foi realizada pelo Museu Casa Histórica de Alcântara


Daniel Ricón, prometeu restaurar os códices
Veja o que disse o técnico paulista do IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus), Daniel Ricon, no dia 28 de junho de 2012, na época, lotado no Museu Casa Histórica de Alcântara, quando articulou a transferência dos Códices da Câmara de Alcântara (última relíquia do IHGM) do acervo do Instituto Histórico para o Museu de Alcântara. Oriundos do séculos XVIII e XIX, os códices estavam há 7 décadas sob a guarda do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, provavelmente a partir dos anos de 1930, doação feita por Antônio Lopes, então secretário do IHGM:


” Nós, do Museu Casa Histórica de Alcântara, nos esforçaremos para sermos merecedores da confiança demonstrada pelos sócios do IHGM. Desejamos não só abrigar estes livros, mas também encaminhá-los para que sejam restaurados. Desejamos, principalmente, divulgar seu conteúdo para um grupo maior de pessoas, através da digitalização de suas páginas e também da transcrição e publicação de seu conteúdo. Queremos que as informações contidas nestes livros sirvam para pesquisadores, professores, estudantes. [...]

As atividades necessárias para atingir estes objetivos serão iniciadas imediatamente. Esperamos ter resultados concretos nos próximos meses.”

   Agora, passados quase um ano e sete meses, sem nenhuma notícia ou providência, veja o que ele diz, segundo informa Leopoldo Vaz no Facebook do IHGM:

“Olá amigo Leopoldo. Escrevi para você sobre isso no dia 7 de janeiro, em sua Linha do Tempo no Facebook. Reitero aqui as informações que coloquei lá: a respeito dos códices, não posso dizer muito, pois fui removido para São Paulo e perdi o contato com as atividades do Museu Casa Histórica De Alcântara. [...]

Tentei algumas vezes conseguir o apoio, procurando parceiros na iniciativa privada, sem sucesso. Sugiro que você busque informações sobre os livros com o pessoal que ainda atua lá no Museu Casa Histórica de Alcântara (o museu tem perfil no Facebook). Um grande abraço, e sucesso em suas empreitadas.”

Acredito que agora que temos nosso espaço ampliado e analise dessa "guarda" precisamos trabalhar no sentido de pedir de volta esses manuscritos, “ressaltou nas redes sociais a presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio.