quarta-feira, 21 de junho de 2017

Membros do IHGM são homenageados pela BPBL nos seus 186 anos



Natalino Salgado recebe o Diploma das mãos do pres, do IHGM
São Luís – O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão participou ontem(20) à noite das homenagens a 25 autores maranhenses que publicaram livros entre 2016 e 2017.

O IHGM teve como representantes, Natalino Salgado Filho, com o livro “59 anos da Faculdade de Medicina do Maranhão”; José Fernandes, com “A Maçonaria no Maranhão; Edomir Martins com “Sobrevoando uma Vida: 80 anos” e Natinho Fênix com “O gatinho que não sabia miar”.

O evento ocorreu no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, que comemorou seus 186 anos de fundação e contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino, entre outros representantes de várias instituições culturais, escritores e leitores. O evento reuniu escritores de várias cidades do Maranhão, entre veteranos e estreantes.

Para a diretora da BPBL, Aline Nascimento, a ideia é integrar cada vez mais novos e conhecidos nomes da literatura maranhense. “Essa aproximação incentiva os escritores a demonstrarem seu talento literário. O mais importante é que continuem a produzir e para isso dispomos do evento que já é tradição na cidade”.

O objetivo é valorizar a produção literária maranhense. Participam do evento escritores de São Luís, Caxias, Icatu, Itapecuru, Viana, Pedreiras, Imperatriz, Bacabal. O evento é aberto ao público e acontecerá no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça Deodoro, centro de São Luís.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Membros do IHGM serão homenageados na 8.ª edição do Lançamento Coletivo da BPBL



São Luís – Como parte das comemorações dos 186 anos de fundação da Biblioteca Pública Benedito Leite(BPBL), amanhã, terça(20), às 18 horas, será realizada a 8ª edição do (Re)Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses, promovida pela Biblioteca Pública. O evento reunirá escritores de várias cidades do Maranhão, entre veteranos e estreantes.

Para a diretora da BPBL, Aline Nascimento, a ideia é integrar cada vez mais novos e conhecidos nomes da literatura maranhense. “Essa aproximação incentiva os escritores a demonstrarem seu talento literário. O mais importante é que continuem a produzir e para isso dispomos do evento que já é tradição na cidade”.

O objetivo é valorizar a produção literária maranhense. Participam do evento escritores de São Luís, Caxias, Icatu, Itapecuru, Viana, Pedreiras, Imperatriz, Bacabal. O evento é aberto ao público e acontecerá no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça Deodoro, centro de São Luís.

Entre os 25 homenageados, quatro são membros do IHGM e lançaram livros entre 2016 e 2017, são eles: NATALINO SALGADO FILHO, EDOMIR MARTINS DE OLIVEIRA, JOSÉ FERNANDES e NATINHO COSTA FÊNIX.

Escritores Homenageados

ANÍZIA MARIA COSTA NASCIMENTO
A Bruxinha Lenlenzinha e as Cores

ANTONIO AUGUSTO RIBEIRO BRANDÃO
Desafios à Teoria Econômica

CARLOS VINHORTH
Do eu ao outro: um trajeto poético

CARVALHO JÚNIOR
No alto da ladeira de pedra

DÉA ALHADEFF
Os Segredos de uma Jovem Espiã

EDOMIR MARTINS DE OLIVEIRA
Sobrevoando uma vida: Um legado aos 80 anos

ELANY MORAIS
Muitas de mim

FRANCILENE CARDOSO
O negro na biblioteca: mediação da informação para construção da identidade negra

FREI RODRIGO
Alegres na esperança

HERBERT DE JESUS SANTOS
Antes que derramem a lua cheia

JAQUELINE MORAIS
Lili Ffrit e o mundo dos humanos

JOSÉ ALMEIDA
Icatu: Terra de Guaxenduba (1614-2014)

JOSÉ FERNANDES
A Maçonaria no Maranhão

JOSÉ VIEIRA
Contos e Descontos dos Dez Contos da barraca do Pierre

JUCEY SANTANA
Itapecuruenses notáveis

JUNIOR LOPES
Outras Vozes

MARIA CLÉA NUNES
Imaginário, Literatura e Formação do Leitor: O simbolismo na obra de Ana Maria Machado

NATALINO SALGADO FILHO
Faculdade de Medicina do Maranhão: Uma história de 59 anos

NATINHO COSTA FÊNIX 
O gatinho que não sabia miar

PRÊNTECI VELOSO
Um brinde ao perdão

RAIMUNDO MEDEIROS
Donana Jansen e a água encanada

SAMUEL BARRÊTO
Versos Cinzentos

SHARLENE SERRA
Diário Mágico: Um segredo para contar

SILVANA LOURENÇA DE MENESES
Reação

WYBSON CARVALHO
Poesia Reunida