sexta-feira, 1 de março de 2013

AGO discute melhorias para Revista do IHGM


Arquivo
Dia 27 de fevereiro, às 17 horas e trinta minutos, em segunda convocação, reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária (AGO), os membros do IHGM. Estavam compondo a mesa, a presidente, Telma Bonifácio, o vice presidente, Euges Lima e a secretaria geral, Clores Holanda. A presidente abriu a sessão, lendo o edital de convocação, formado pela seguinte pauta: Expediente; explanação dos encaminhamentos retirados das reuniões do Conselho Editorial da Revista do IHGM; problemas decorrentes do e-mail: ihgm@groups.live.com e informes.

Mais uma meta alcançada

A presidente após prestar conta do expediente mensal, entre eles, recebimento de revistas e livros de várias agremiações, destacou a atividade exitosa realizada no 24 BC, dia 26, onde foi proferido uma palestra sobre a história desse batalhão do Exército. Informou ainda que havia socializado via e-mail o texto da palestra para todos os confrades. Ficou registrado também o cumprimento de mais uma meta da atual gestão para o biênio 2012-2014, que foi a aquisição de uniformes para o funcionário da casa, atitude elogiada pelos confrades presentes.

O Conselho Editorial

O vice presidente, professor Euges Lima, falou sobre os trabalhos que o Conselho Editorial da Revista vem desenvolvendo de forma coletiva, destacou que não haverá mudanças radicais no plano editorial, em seguida passou a palavra para o professor Aldy Melo, membro do Conselho, que realizou uma breve explanação, esclarecendo o que mudou e o que permaneceu na proposta atual de edição da Revista do IHGM.  Melo, destacou que vai existir uma única revista, sendo que com uma versão eletrônica, nos moldes do que já se estava fazendo, e a versão impressa, com caráter um pouco mais acadêmico. Disse ainda que está prevista uma apresentação mais detalhada no dia 13 de março, onde apresentará uma proposta de documento, com todas as diretrizes e orientações do plano editorial.

E-mail de grupo

Por fim, tratou-se dos problemas advindos do e-mail de grupo do IHGM, que embora extra oficial, perdeu seu objetivo original. Vários confrades lançaram mão da palavra, no sentido de relatar suas experiências com tal e-mail, muitas delas negativas, demonstrando assim, a maioria, insatisfação com o rumo que o e-mail vem tomando, expondo de certa forma a própria Instituição.
 O encaminhamento retirado em Assembleia, por unanimidade, foi que se entrasse em contato com o criador do e-mail de grupo e solicitasse a exclusão dessa ferramenta, em virtude dos transtornos causados ao sodalício e seus membros. Ficou definido também que depois da exclusão do atual, se criaria outro e-mail de grupo, porém restrito aos 60 membros do IHGM e tendo como objetivo exclusivo, a comunicação sobre assuntos pertinentes às atividades do Instituto Histórico.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Maranhão mandou voluntários para Revolução de 1932?

Do Facebook
Por Eric Apolinário
 
Olá Amigos! Sou presidente de um núcleo de pesquisa, ligado à “Sociedade Veteranos de 1932-M.M.D.C.”. Há cerca de 5 anos pesquiso sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Nesta guerra civil, dezenas de batalhões do exército, Força Pública, e até mesmo batalhões provisórios de voluntários. Esses batalhões vieram de diversos Estados, como Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraíba, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Precisamos de maiores informações sobre esses batalhões, sobre a mobilização civil e militar. Por favor, se vocês tiverem algum trabalho sobre, ou conhecem alguém que pesquisa sobre o assunto ou que possa nos ajudar, ficaremos muito gratos. Temos informações que podem somar à outras que nos forem apresentadas.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Presidente do IHGM faz palestra sobre a história do 24 BC

Hoje, pela manhã, às 9 horas e 30 minutos, no 24 Batalhão de Caçadores, a presidente do IHGM, professora Dra. Telma Bonifácio, proferiu a palestra “Resgate histórico do 24º Batalhão de Caçadores”. A palestrante iniciou sua exposição, destacando a formação das primeiras forças táticas de guerra, com características brasileiras, as chamadas "guerras brasílicas", ainda no período colonial, como as forças mestiças pernambucanas responsáveis pela expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro.

Discorreu também sobre os regimentos antecessores ao 24 BC no Maranhão, localizado no local onde hoje fica a Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro, inclusive, exibindo imagens e fotos de época. Traçou um breve histórico do Exército, desde o período imperial no Maranhão até a construção do atual quartel , nos anos quarenta, no Bairro do João Paulo.

Ainda explicou as razões da mudança do antigo quartel do 5.º Regimento, em frente ao então Campo D’Ourique, atual Praça Deodoro. Disse que a mudança estava relacionada ao crescimento urbano do entorno do então quartel e a necessidade de uma área mais afastada da cidade, no caso, o Bairro do João Paulo, região rural da cidade na época. Após a palestra, o Comandante Heber Costa, destacou a importância do evento e agradeceu a presidente do IHGM, que recebeu um certificado oferecido pelo Exército brasileiro. Além dos militares, estavam presentes, vários membros do IHGM, prestigiando o evento.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO




No uso de minhas atribuições legais e conforme o Artigo 19 do Estatuto convoco todos os associados dessa entidade, para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, que será realizada no dia 27 de fevereiro de 2013 (quarta-feira), com primeira convocação às 17 horas e, em segunda e última convocação, às 17 horas e 30 minutos para apreciação da seguinte pauta:

1 – Expediente;

2 – Explanação dos encaminhamentos retirados nas reuniões do Conselho  Editorial da Revista do IHGM;

3 – Problemas decorrentes do e-mail: ihgm@groups.live.com;

4 – Informes;



São Luís, 24 de fevereiro de 2013.




Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
Presidente