terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Presidente do IHGM faz palestra sobre a história do 24 BC

Hoje, pela manhã, às 9 horas e 30 minutos, no 24 Batalhão de Caçadores, a presidente do IHGM, professora Dra. Telma Bonifácio, proferiu a palestra “Resgate histórico do 24º Batalhão de Caçadores”. A palestrante iniciou sua exposição, destacando a formação das primeiras forças táticas de guerra, com características brasileiras, as chamadas "guerras brasílicas", ainda no período colonial, como as forças mestiças pernambucanas responsáveis pela expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro.

Discorreu também sobre os regimentos antecessores ao 24 BC no Maranhão, localizado no local onde hoje fica a Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro, inclusive, exibindo imagens e fotos de época. Traçou um breve histórico do Exército, desde o período imperial no Maranhão até a construção do atual quartel , nos anos quarenta, no Bairro do João Paulo.

Ainda explicou as razões da mudança do antigo quartel do 5.º Regimento, em frente ao então Campo D’Ourique, atual Praça Deodoro. Disse que a mudança estava relacionada ao crescimento urbano do entorno do então quartel e a necessidade de uma área mais afastada da cidade, no caso, o Bairro do João Paulo, região rural da cidade na época. Após a palestra, o Comandante Heber Costa, destacou a importância do evento e agradeceu a presidente do IHGM, que recebeu um certificado oferecido pelo Exército brasileiro. Além dos militares, estavam presentes, vários membros do IHGM, prestigiando o evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário