terça-feira, 30 de maio de 2017

IHGM realiza palestra no dia do geógrafo


São Luís – Dando continuidade ao seu calendário de atividades do ano corrente, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) realizou ontem à tarde(29), às 17h, em sua sede, a palestra “Zoneamento ecológico e econômico no Maranhão” em homenagem ao Dia do Geógrafo.

O presidente Euges Lima fez a abertura dos trabalhos, saudou todos os geógrafos maranhenses pelo seu dia e ainda destacou a importância e antiguidade do estudo da Geografia.

O palestrante foi o Bacharel em Geografia, com pós-graduação em sensoriamento remoto, representante estadual do Conselho Nacional de Cartografia, Cavaleiro da Ordem Cartográfica da Sociedade Brasileira de Cartografia, diretor do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), membro efetivo e diretor do IHGM.


O Geógrafo Josiel Ferreira, discorreu sobre os conceitos relativos ao macro zoneamento maranhense, suas politicas públicas e de estado, destacou ainda a importância do desenvolvimento econômico dos diversos biomas maranhenses com sustentabilidade, além do recente desenvolvimento do agronegócio no Maranhão e seus impactos, positivos e negativos. A palestra contou com a presença de vários membros do IHGM, estudantes e  convidados, que ao final, participaram de um interessante debate sobre o tema.