segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Membro do IHGM recebe no Rio de Janeiro prêmio do PEN Clube Brasil



São Luís - A sócia efetiva do IHGM, Promotora de Justiça, professora universitária, escritora Ana Luiza Almeida Ferro, Membro de Honra da SBPJ, é a vencedora da edição 2015 do Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil, na Categoria Ensaio, com sua obra 1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (Curitiba: Juruá, 2014, 776 p.), que trata da França Equinocial, da fundação da cidade de São Luís e dos primórdios da colonização do Maranhão.
A badalada cerimônia de premiação do PEN Clube, prestigiada por representantes de várias importantes associações culturais, a exemplo do Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), ocorreu por ocasião do jantar de confraternização natalina da entidade, realizada no Terraço Panorâmico do IHGB, na Glória, Rio de Janeiro-RJ, no dia 14 de dezembro deste ano, com início às 19 horas. Na oportunidade, o PEN Clube do Brasil, presidido pelo escritor Cláudio Aguiar, fez a entrega aos vencedores dos prêmios literários concedidos anualmente por este Clube Literário. Criado em 1938, o tradicional Prêm io Literário Nacional PEN Clube do Brasil é um dos mais antigos e prestigiosos certames brasileiros. O Prêmio, em sua fase atual, é oferecido a todos os escritores brasileiros que tenham publicado obra nas categorias Poesia, Ensaio ou Narrativa nos últimos dois anos, ou seja, entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014. A Comissão Julgadora, após examinar todas as obras inscritas, premiou os seguintes autores: Categoria Poesia: Izacyl Guimarães Ferreira, com "Altamira e Alexandria" (Scortecci Editora, São Paulo, 2014); Categoria Ensaio: Ana Luiza Almeida Ferro, com "1612 - Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís" (Editora Juruá, Curitiba, 2014); e Categoria Narrativa: Cyro de Mattos, com "Os Ventos Gemedores" (LetraSelvagem, Taubaté / SP, 2014).
Eis alguns escritores que, ao longo das décadas passadas, conquistaram o Prêmio Pen Clube do Brasil, nas categorias de Ensaio, Poesia e Narrativa: Antonio Calado, Jorge Amado, Antonio Cândido, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, José Condé, Fernando Sabino, Marques Rebelo, Álvaro Lins, Cyro dos Anjos, Cassiano Ricardo, Dalton Trevisan, Josué Montelo, Nelson Werneck Sodré, Rubem Fonseca, Homero Homem, Otávio de Faria, Oto Maria Carpeaux, Adonias Filho, João Cabral de Melo Neto, Alceu Amoroso Lima, Orígenes Lessa, Érico Veríssimo, Odylo Costa Filho, Pedro Nava, Ledo Ivo, Afonso Arinos de Melo Franco, Alphonsus de Guimarães Filho, Stella Leonardos, Antonio Carlos Villaça, Pedro Calmon, José Guilherme Merquior, Mário Quintana, Dinah Silveira de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Gilberto Freire, Marcus Accioly, Barbosa Lima Sobrinho, Moacir Scliar, João Cabral de Melo Neto, Ivan Junqueira, Luíza Lobo, Salgado Maranhão, Ferreira Gular, dentre outros.

O livro 1612, de Ana Luiza, que tem uma versão europeia (Lisboa: Juruá Editorial), sob o
 título 1612: os franceses na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís, já recebera a Menção Honrosa do Prêmio Pedro Calmon – 2014, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em 18 de março deste ano. Com mais de uma dezena de livros publicados, Ana Luiza ocupa a Cadeira nº 31 da Academia Ludovicense de Letras (ALL), patroneada pelo historiador Mário Meireles. Ela é Doutora e Mestre em Ci&eci rc;ncias Penais (UFMG), Membro de Honra da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica, sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e membro de várias academias de letras (AMLJ, ALL, ACL, APLJ).