quinta-feira, 29 de junho de 2017

Novos membros são aprovados em assembleia do IHGM



São Luís – Foram eleitos ontem(28) à noite, em Assembleia Geral Ordinária do IHGM para sócios efetivo e correspondente, respectivamente, o Desembargador Cleones Cunha, professor do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão e presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e a pesquisadora e genealogista portuguesa, Alexandra Pereira de Castro, autora de várias trabalhos sobre genealogia e história dos cemitérios portugueses. Cunha é especialista em Direito Canônico, possuindo doutorado, sendo autor de livros sobre o tema, como o livro “Relações Igreja-Estado”, entre outros e irá ocupar a Cadeira de N.º 25, patroneada por Celso Magalhães.

Segundo o presidente Euges Lima, os novos sócios eleitos receberão em breve, correspondência oficial, comunicando suas admissões e dando-lhes as boas vindas, além de instruções para posse, no caso de sócio efetivo.



Perfil dos eleitos

Cleones Carvalho Cunha, nascido em 10 de fevereiro de 1958, em Tuntum, Maranhão, graduou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1981. Foi professor do Colégio Santa Teresa, em São Luís (MA); sub-diretor-geral da Secretaria do Tribunal de Justiça do Maranhão; chefe de gabinete da Presidência deste órgão e diretor da Corregedoria Geral da Justiça.

Aprovado em primeiro lugar em concurso do Ministério Público Estadual, foi promotor de Justiça da Comarca de Pindaré-Mirim, entre os anos de 1983 e 1984. Igualmente, logrou os primeiros lugares nos concursos para professor da Universidade Federal do Maranhão, em 1985 e, no ano seguinte, para o cargo de juiz de Direito. Na magistratura, exerceu suas funções judicantes nas Comarcas de Vitorino Freire, São Bento, Coroatá e São Luís. Já na capital, foi assessor da Presidência e membro do TRE-MA. Naquela Corte Eleitoral, foi corregedor-regional Eleitoral, no período de 1993 a 1997. Em 1998, assumiu as funções de juiz corregedor da Corregedoria Geral da Justiça.

Foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador em 10 de novembro de 1999. É Mestre em Direito Canônico pelo IPDC-RJ/Universidade Gregoriana, membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. Bacharel em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA)/ Faculdade Católica do Maranhão.

Exerceu, no Tribunal de Justiça do Maranhão, a função de supervisor-geral dos Juizados Especiais. Em fevereiro de 2005, assumiu a direção da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, tendo a dirigido por quatro anos. Foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2012/2013. É presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão no biênio 2016/2017.

Alexandra Maria Ferreira Braga de Sousa Louro Pereira de Castro, nascida a 22 de Outubro de 1963, natural da freguesia de São João do Souto em Braga.

Membro da Associação da Nobreza Histórica de Portugal.
Membro da Academia Portuguesa de Ex-Libris.
Membro da Associação Portuguesa de Genealogia.
Membro (sócio agregado) do Instituto Português de Heráldica.
Membro da Academia de Letras e Artes de Portugal, como Académica Correspondente na Classe de Letras.
“Accademico d’Onore” da Real Academia Sancti Ambrosii Martyris, Itália.
Mestre da Confraria dos Vinhos Verdes.

Tem dedicado-se nos últimos dez anos à Investigação na área da Genealogia e História Familiar. Em Dezembro de 2012, publicou o livro “História e Genealogia Familiar Famílias Convergentes do Visconde de Vila Nova de Famalicão”. Neste livro documento a estreita ligação por linha recta da autora ao Brasil, onde o Visconde de Vila Nova de Famalicão, José Joaquim Machado, Comendador da Ordem de Christo, Fidalgo da Casa Real, proprietário, capitalista e negociante, seu Trisavô paterno, exerceu uma importante actividade comercial no Rio de Janeiro, bem como, o também seu Trisavô materno, Comendador Fortunato Jorge Guimarães “Barateiro”, proprietário, capitalista e negociante que foi na cidade da Bahia, Brasil.

Estuda também a árvore genealógica do sr. Artur Anselmo Pereira de Castro, por linha recta e varonil em terceira geração originada no Séc. XIX é também descendente de Alberto Magno Pereira de Castro que desenvolveu actividade comercial em Manaus e sobrinho do Embaixador Manuel Anselmo que exerceu as funções de Cônsul de Portugal no Recife. Bem como descende de D. Natália Emília Raposo, bisneta paterna do General Raposo, que participou no “Grito do Ipiranga”.

Em Julho de 2016, publicou uma obra sobre o Campo Santo de Braga, no seu centésimo quadragésimo sexto ano de existência, “Memorial do Cemitério de Monte D’Arcos de Braga Arte Tumular e seus Eméritos”.

O livro contém o Prefácio de Sua Excelência Reverendíssima, Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, Nota Introdutória do Exmº Senhor Dr. Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e o Posfácio do Exmº Senhor Dr. Artur Anselmo Pereira de Castro.

Trata-se de um livro pioneiro no país e no mundo, onde são retratadas personalidades de mérito, de grande relevo religioso, social, cultural e político que fizeram história na cidade e no país. Fidalgos da Casa Real, Comendadores, beneméritos, Arcebispos, Presidentes da Câmara, Ministros, escritores, poetas, entre muitos outros.

Atualmente encontra-se a concluir um estudo sobre personalidades notáveis do Séc. XIX, pertencentes a sua família, bem como um estudo evocativo sobre Sesmarias do Maranhão, nomeadamente relativas à Ilha das Canárias, Maranhão.


terça-feira, 27 de junho de 2017

Nota de Pesar




É com profundo pesar que o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) comunica o falecimento, hoje (27), às 10 horas do Sr. Orante da Silva Costa, natural de Formosa da Serra Negra, Maranhão, pai do Sócio Efetivo, Dr. Raimundo da Silva Costa, professor de história, pesquisador e advogado militante do Município de Grajaú e região.

Em nome do IHGM, prestamos nossa solidariedade e condolências com a dor do confrade e demais familiares que se encontram enlutados. Apresentamos nossos profundos sentimentos e respeito pela imensa dor que os toma neste momento.


Euges Lima
Presidente