Adolfo de Varnhagen |
Quem foi Varnhagen ?
Filho de um engenheiro alemão e de uma portuguesa, Varnhagen foi historiador, diplomata, engenheiro, paleógrafo e economista político, além de autodidata. Conhecido por sua valiosa produção historiográfica, sobretudo, e por sua obra principal, “História Geral do Brasil”, uma das primeiras compilações sobre a história do País. Nasceu a 17 de fevereiro de 1817 na casa-grande sede da Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema, dirigida por seu pai, Frederico Luiz Guilherme Varnhagen e então localizada dentro das divisas territoriais da Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sor5ocaba (o município de Sorocaba seria criado por lei provincial de 1842) – hoje sede da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, agregada ao vizinho município de Iperó.
Homenagens
Varnhagen será homenageado entre os dias 17 e 19 deste mês em Sorocaba e na capital paulista. Entre os eventos comemorativos, está o lançamento do livro infantil “Um Visconde no tempo das magnólias”, do professor de Português do Colégio Porto Seguro, Marcelo Donatti, que conta a vida do “Pai da História do Brasil” e brinca com o papel do Visconde no universo infantil. No mesmo dia (19), também na unidade Panamby do Colégio Porto Seguro, em São Paulo, será aberta a exposição “Pai da História do Brasil”, com registros históricos e trabalhos sobre a obra do Visconde de Porto Seguro.
O Colar Visconde de Porto Seguro
Outros destaques dessa celebração serão em Sorocaba com, além da outorga de condecorações representadas pelo Colar Visconde Porto Seguro a personalidades e apresentação da orquestra do Colégio Porto Seguro, inauguração de novo monumento-tumular para a preservação dos restos mortais de Francisco Adolfo de Varnhagen, agora no largo de São Bento, defronte ao Mosteiro, próximo ao monumento do fundador da cidade, o capitão Baltazar Fernandes; simpósio histórico comemorativo na Casa de Aluísio de Almeida e visitas a pontos históricos ligados à vida do Visconde de Porto Seguro, como as ruínas da Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema, local de seu nascimento.
Estão previstos também colóquios e palestras de especialistas da Fundação Visconde de Porto Seguro, Instituto Martius-Staden, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e Academia Paulista de História.
“DECRETO Nº 61.678, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015
Dispõe sobre a oficialização do Colar Visconde de Porto Seguro evocativo do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen, e instituído pelas seguintes associações: Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Academia Paulista de História, Instituto Histórico e Geográfico de S.Paulo, Colégio Visconde de Porto Seguro, e o Instituto Martius-Staden
GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista da manifestação do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito,
Decreta:
Artigo 1º - Fica oficializado, sem ônus para os cofres públicos, o Colar “Visconde de Porto Seguro” evocativo do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen e instituído pelas seguintes associações: Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Academia Paulista de História, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Colégio Visconde de Porto Seguro, e o Instituto Martius-Staden, nos termos do Regulamento que acompanha este decreto.
Artigo 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.”
Palácio dos Bandeirantes, 3 de dezembro de 2015
GERALDO ALCKMIN
Edson Aparecido dos Santos
Secretário-Chefe da Casa Civil
Saulo de Castro Abreu Filho
Secretário de Governo
Publicado na Secretaria de Governo, aos 3 de dezembro de 2015.
Presidente do IHGM será um dos condecorados
Euges Lima |
O Ofício/Convite Especial, n.º 008/2015 foi encaminhado dia 17 de dezembro de 2015 pelo representante das entidades organizadoras e presidente do IHGGS, professor Adilson Cezar. “O recebimento da comenda comemorativa alusiva ao Bicentenário de Varnhagen é motivo de muita honra, por se tratar de um dos construtores da historiografia nacional, considerado o pai da historiografia brasileira que com suas pesquisas deu uma grande contribuição para história do País. Para nós, como historiador e militante da história é uma satisfação muito grande”, destacou o historiador maranhense. A cerimônia de outorga da condecoração será realizada no dia 19 próximo em São Paulo, capital. O Colar foi instituído pelo Decreto de N.º 61.678 do dia 03 de dezembro de 2015 do Governo de São Paulo.