quinta-feira, 19 de abril de 2018

IHGM realizará sessão solene em homenagem aos 100 anos da Faculdade de Direito do Maranhão




São Luís – Amanhã (20), às 17h, em sua sede, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), estará realizando uma Sessão Solene em homenagem ao Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão e aos seus fundadores que pertenceram ao instituto histórico.

A Faculdade de Direito foi fundada no dia 28 de abril de 1918 por um grupo de intelectuais maranhenses, destacando-se entre os maiores entusiastas e idealizadores de sua fundação, Domingos de Castro Perdigão, então diretor da Biblioteca Pública do Estado e Fran Paxeco, cônsul de Portugal no Maranhão, autor de vários trabalhos sobre história e geografia do Maranhão, considerado um grande articulador e fundador de entidades culturais no Maranhão naquelas primeiras décadas do século XX, como a Academia Maranhense (1908), a Faculdade de Direito (1918) e o Instituto de História e Geografia do Maranhão (1925), do qual era sócio correspondente.

Estará presente na Sessão Solene de amanhã, a portuguesa e neta de Fran Paxeco, Rosa Pacheco Machado, que estará em São Luís para as comemorações do Centenário, promovida pela OAB, UFMA, UEMA, IEMA, entre outras instituições, do dia 25 ao dia 28.

Na ocasião, Rosa Pacheco Machado, sócia correspondente do IHGM, eleita  em Assembleia no dia 25 de agosto de 2017, estará recebendo o Diploma do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

MARIA ROSA PACHECO MACHADO


Nasceu em Lisboa, Santos-o-Velho, a 28 de Setembro de 1946, filha de José Pedro Machado e de Elza Fernandes Paxeco Machado. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês, na Universidade Autónoma de Lisboa. Mestra em Ciências Documentais pela mesma Universidade, especialidade em Biblioteca e Serviços de Informação, com a defesa da dissertação. "A Academia Real das Sciencias de Lisboa e a sua Tipografia- 1780-1910.”


segunda-feira, 16 de abril de 2018

Diretores do IHGM reúnem-se com superintendente do IPHAN





Euges Lima, Maurício Itapary e Francarlos Diniz
São Luís - O presidente do IHGM, professor Euges Lima e o diretor de patrimônio, Dr. Francarlos Diniz, reuniram-se hoje pela manhã com o superintendente do IPHAN, Dr. Maurício Itapary.

A pauta foi a revitalização da Rua Grande e suas transversais. Os membros do IHGM foram solicitar apoio para melhorias na Rua de Santa Rita, principalmente o trecho onde está localizada a sede do Instituto Histórico. A Rua de Santa Rita é uma das mais antigas do Centro de São Luís,com registros desde meados do século XIX.

O superintendente esclareceu que a revitalização das transversais não estão incluídas no projeto original, porém disse que há sinalização da prefeitura de revitalizá-las posteriormente.

O superintendente ofertou as revistas comemorativas dos 80 anos do IPHAN - comemorado ano passado -, ao acervo do IHGM e se colocou à disposição para contribuir com o IHGM no que for possível.

A revitalização da Rua Grande está sendo realizada através do programa federal PAC das Cidades Históricas, capitaneado pelo Iphan em parceria com o município.