terça-feira, 25 de agosto de 2015

IHGM realiza homenagem ao Dia Nacional do Historiador


São Luís – No último dia 19, para homenagear os historiadores maranhenses e seu Dia Nacional, o IHGM realizou a palestra: "Cadê os portugueses que estavam aqui? Imigração lusa para o Maranhão na segunda metade do século XIX" que foi ministrada pelo professor assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Marcelo Magalhães.
Participaram da mesa de abertura o sr. Abraão Freitas, presidente das comunidades luso-brasileiras/MA); Eneida Vieira da Silva, decana do IHGM e professora aposentada da UFMA; Maria de Lourdes Lacroix (Historiadora); Euges Lima, presidente do IHGM; professor Marcelo Magalhães, palestrante e o Capitão dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi.
O presidente Euges Lima, em nome dos sócios do IHGM, parabenizou todos os historiadores, deu as boas-vindas aos convidados, participantes e fez uma breve fala sobre o Dia Nacional do Historiador, destacando sua origem e importância para a sociedade brasileira, em seguida, passou a palavra aos demais membros da mesa, que fizeram suas respectivas falas e saudações.
O palestrante e a palestra
Magalhães é Mestre pela Universidade estadual do Ceará e é doutorando no programa de pós-graduação da Universidade de Lisboa. Segundo o pesquisador, o tema da imigração lusa no Maranhão é pouco explorado pela historiografia maranhense e ainda carece de muitas explicações. Por que a comunidade lusa que foi tão influente no Estado, desde sua origem e principalmente, durante o século XIX, perdeu influência ao longo dos tempos e praticamente parece inexistir na atualidade. Por que essa descontinuidade? Indaga o historiador. Magalhães, destacou ainda que o perfil do português do século XIX, do ponto de vista profissional, era muito variado, ocupando diversas profissões e ocupações, indo para além do clichê do comerciante e caixeiro, embora a presença portuguesa no comércio maranhense do século XIX, fosse algo bastante significativo.
Para o presidente Euges Lima, essa temática “é interessante e original, por isso, convidamos o professor Marcelo para ser o palestrante na homenagem que o Instituto organizou para o Dia Nacional do Historiador”.
Um Dia Nacional para o Historiador
O dia 19 de agosto foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco – 19/08/1849. Nabuco foi diplomata, poeta, orador e memorialista durante o Império, embora, nascido em família escravocrata, se opôs à escravidão. Abaixo um trecho da lei:
A LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009
Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Estiveram presentes na homenagem ao Dia Nacional do Historiador realizada pelo IHGM, vários sócios, convidados, professores, historiadores, estudantes, autoridades e representantes de entidades culturais, como a sra. Ieldina Souza, representando do Centro de Criativa Odylo Costa Filho; Capitão Marcos Tadashi, Capitão dos Portos do Maranhão e Caroline Ramos, Diretora do Museu Histórico e Artístico do Estado Maranhão.

 


 
 

 
 

 

Importância do Historiador é discutida na Rádio Timbira



São Luís - Pela manhã, às 11h, no Dia Nacional do Historiador, 19 de agosto, o programa de Rádio, Timbira Debate, apresentado pelo jornalista Marcus Saldanha, fez um especial sobre a importância do historiador na sociedade. Foram entrevistados, o presidente do IHGM, professor Euges Lima e o professor mestre da Universidade do Estado Rio Grande do Norte, Marcelo Magalhães que no mesmo dia, à tarde, às 17h, ministrou palestra organizada pelo Instituto Histórico, no Auditório Ribamar Seguins, com o tema: "Cadê os portugueses que estavam aqui? Imigração lusa para o Maranhão no século XIX."