domingo, 31 de julho de 2016

Nova diretoria do IHGM toma posse


São Luís – No último dia 28 de julho, às 19h, data festiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), feriado estadual e data Magna do Maranhão, no Auditório Ribamar Seguins, na sede da Entidade, localizada à Rua de Santa Rita, 230, Centro, foi empossada a nova diretoria para o biênio 2016/2018, eleita com cem por cento dos votos válidos no último dia 15, em São Luís.

Estavam compondo a mesa de abertura, a presidente da Academia Ludovicense de Letras, Dilercy Adler, o segundo Tenente do Exército, Alexandre Castro, representando o 24 BIL, a professora e decana do IHGM, Eneida Vieira da Silva, o presidente Euges Lima, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Cleones Cunha e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Na nova composição, o professor Euges Lima foi reconduzido e continuará à frente da presidência do IHGM, a Vice-presidência será ocupada pelo professor José Augusto Oliveira (ex-reitor da Uema), além dos demais componentes Raimundo Nonato Costa Guilhermino (professor Natinho, 1º secretário), Maria Goretti Cavalcante de Carvalho (2ª secretária); Josiel Ribeiro Ferreira (1º tesoureiro); Antônio Guimarães de Oliveira (2º tesoureiro), Francarlos Diniz Ribeiro (diretor de Patrimônio) e Joseh Carlos Araújo (diretor de Divulgação).

Para o Conselho Fiscal, os titulares são Arthur Almada Lima Filho, Ronald Pereira dos Santos e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva. Os suplentes: João Batista Ericeira, Josefa Ribeiro da Costa e Célio Githay Vaz Sardinha.

Após a nova diretoria ser empossada, pela decana da instituição, professora Eneida Vieira da Silva, o presidente reeleito, Euges Lima, se dirigiu até a tribuna e proferiu seu discurso de posse. “Nos últimos dois anos, trabalhamos para recuperar o prestigio e a importância do IHGM, acreditamos que estamos atingindo essa meta, como muito esforço e dedicação e no próximo biênio, consolidaremos e ampliaremos essas conquistas”, destacou o presidente.

Perfil do presidente


Euges lima é professor de história da Rede Pública estadual e municipal de São Luís, historiador, pesquisador da história do Maranhão, bibliófilo e secretário de cultura do Sinproesemma (Sindicato dos trabalhadores em educação pública básica do Estado do Maranhão). Foi presidente fundador do Conselho Municipal do Fundeb de São Luís (2007/2009). É membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura.