sexta-feira, 10 de junho de 2016

Professora da UEMA assumirá cadeira no IHGM



Profa. Goretti e Euges Lima
São Luís – Estará tomando posse hoje(10), à noite, no IHGM, na Cadeira de n.º 17, patroneada por Frei Custódio Alves Serrão, a professora da UEMA, Maria Goretti Cavalcante Carvalho. Ela foi eleita para sócia efetiva do Instituto Histórico na Assembleia Geral no dia 16 de dezembro de 2015, por indicação do professor José Augusto Silva Oliveira que fará na noite de hoje, a apresentação da empossando na solenidade de posse.

Autora de várias publicações, entre elas: O Projeto Educativo dos Capuchinhos. Ed. Eduema: São Luís, 2012. Professora Goretti é Doutoranda em História, pela UNISINOS. Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA-(2003). Professora Assistente II, 40 horas - Dedicação Exclusiva do Departamento de Educação e Filosofia, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA; Membro do Colegiado de Física - UEMA.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação; Filosofia da Educação e Didática. Pesquisa sobre a Missão Capuchinha no Maranhão (Séculos XIX e XX) e sobre a História das Religiões e Religiosidades.

A Solenidade de posse ocorrerá hoje, às 19h, no Auditório do Curso de Arquitetura da UEMA, Centro Histórico.



quinta-feira, 9 de junho de 2016

Sócia do IHGM realiza curso na Itália e recebe prêmios e homenagens




A Promotora de Justiça e escritora Ana Luiza Almeida Ferro, sócia efetiva do IHGM (Cadeira 36), participou do Curso intensivo Lotta al crimine organizzato (Combate ao Crime organizado), 3ª edição, com 60h, promovido pela Università degli Studi di Roma – Tor Vergata e pela International Experience, em Roma, Itália, no período de 2 a 12 de maio deste ano. O curso foi ministrado por renomados professores, historiadores, membros do Ministério Público (que lá são magistrados) e outros profissionais italianos ligados à luta contra o fenômeno mafioso e do terrorismo islâmico, a exemplo dos Professores Luigi Ferrajoli e Massimo Papa, do Dr. Maurizio de Lucia e da Dra. Marzia Sabella. Entre os temas objeto do curso estão "Combate ao crime organizado: a experiência italiana", História das organizações criminosas", "Pentitismo e delação premiada", "Aspectos jurídicos do terrorismo islâmico", "Mulheres e máfia: o papel da mulher na organização mafiosa", "Normativa acerca da lavagem de dinheiro", "O sistema penitenciário italiano", "O garantismo penal" e "Isis e a sociologia do terrorismo". Ana Luiza, titular da 14ª Promotoria de Justiça Criminal em São Luís e Doutora e Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é autora de duas obras de referência sobre o tema: Crime organizado e organizações criminosas mundiais (2009), sua tese de Doutorado, pela qual foi entrevistada no Programa do Jô, da Rede Globo, e Criminalidade organizada: comentários à Lei 12.850, de 02 de agosto de 2013 (2014), esta em parceria com os também Promotores de Justiça Flávio Cardoso Pereira (GO) e Gustavo dos Reis Gazzola (SP), ambos livros publicados pela Editora Juruá, de Curitiba.

Retornando ao Brasil, ela recebeu o Troféu Cecília Meireles, Categoria Especial, no dia 21 de maio, na décima oitava edição consecutiva da Festa "Mulheres Notáveis", na cidade de Itabira, Minas Gerais, terra de Carlos Drummond de Andrade. Antes, ela recebera o Troféu Melhores do Ano, categoria Melhores Poetas 2015/2016, oferecido pela Literarte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

No dia 24 de maio, Ana Luiza foi homenageada em São Luís, na 1ª Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense – FLAEMA, patroneada por Josué Montello, oportunidade em que também proferiu palestra sobre a vida e obra do historiador Mário Meireles, seu patrono na Academia Ludovicense de Letras – ALL, e participou de sessão de autógrafos dos livros Crime organizado e organizações criminosas mundiais, 1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís e Mário Meireles: historiador e poeta, de sua autoria, todos pela Editora Juruá, e do lançamento da obra Sem fronteiras pelo mundo... Without Borders Around the World...: coletânea literária internacional bilíngue, bilingual international literary anthology: verso, poetry (2016), contendo o seu poema “O náufrago VIII”, recentemente premiado em Blumenau-SC. 

Em 28 de maio, Ana Luiza recebeu o Troféu de Honra ao Mérito Cultural Cora Coralina, em “reconhecimento ao seu trabalho de enriquecimento à cultura lusófona”, em evento promovido pela Academia de Letras de Goiás Velho – ALG, no Salão do Hotel Augustus Plaza Inn, em Goiânia-GO. Na ocasião, também tomou posse como acadêmico correspondente dessa instituição cultural.

Ana Luiza é autora de 14 livros. Sua obra 1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (Curitiba: Juruá), que tem uma versão europeia, foi duplamente distinguida em 2015, recebendo a Menção Honrosa do Prêmio Pedro Calmon do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil. Em 2014 fora premiado o seu livro de poesias Quando, pela Accademia Internazionale Il Convivio, da Itália.