quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Assembleia aprova novos sócios para o IHGM


São Luís – na Assembleia Geral de ontem(26), em segunda convocação, às 18 horas e 30 minutos, foram eleitos por unanimidade, seis novos membros efetivos e um sócio correspondente para fazerem parte dos quadros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Segundo o estatuto da entidade, os novos sócios efetivos eleitos terão um prazo de no máximo seis meses para tomarem posse nas suas respectivas cadeiras. A formação dos novos imortais, está relacionada às áreas de história, teologia e educação.
Os novos sócios, receberão pelos correios, nos próximos dias, um comunicado oficial, informando sua aprovação e as recomendações necessárias para efetivação da posse.
 A presidente do IHGM, Telma Bonifácio, hoje pela manhã, encaminhou e-mail a todos, parabenizando-os pela aprovação e chegada a esse Sodalício e lhes desejou boas vindas à Casa de Antônio Lopes, como é conhecido o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Abaixo, relação dos novos consócios, formação e suas respectivas áreas de atuação:

1. MARIA DE NAZARETH LEITE DA SILVA – PEDAGOGA/PROFESSORA - CADEIRA 51 - Patrono: RUBEN RIBEIRO DE ALMEIDA
2. EDNA MARIA CARVALHO CHAVES – HISTORIADORA/PROFESSORA - CADEIRA 30 -Patrono: JUSTO JANSEN FERREIRA
3. FRANCARLOS DINIZ RIBEIRO - HISTORIADOR/ADVOGADO/PROFESSOR - CADEIRA 02 - Patrono: YVES D'EVREU
4. NEIDE MARIA FERREIRA LIMA – HISTORIADORA/PROFESSORA - CADEIRA 50 - Patrono: PADRE ANTONIO PEREIRA
5. ABIANCI ALVES DE MELO - TEOLOGIA/PROFESSORA - CADEIRA 29 -  Patrono: JOSÉ RIBEIRO DO AMARAL
6. JOCELINA CORREIA MONTEIRO – HISTORIADORA/PROFESSORA - CADEIRA 10, Patrono: Pe. JOSÉ DE MORAES

PARA SOCIO CORRESPONDENTE:
1. MARCONE BEZERRA CARVALHO - BACHAREL EM TEOLOGIA/PESQUISADOR.(maranhense, mas residente em São Paulo).

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Assembleia do IHGM aprova nova data de vencimento das mensalidades


Ontem (26), em segunda convocação, às 18 horas e 30 minutos, no auditório Ribamar Seguins, na sede do IHGM, foi realizada a segunda Assembleia Geral Ordinária do ano. Entre os principais temas abordados, estiveram a mudança do dia de vencimento das mensalidades, do dia 10 para o dia 30 de cada mês e a aprovação por unanimidade de vários nomes para preenchimento de cadeiras e para sócios correspondentes. Além desses, foi informado o andamento da organização do acervo da Biblioteca Hedel Azar, nas novas instalações e o trâmite do convênio entre IHGM e UEMA para campo de estágio para estudantes.
Segundo a presidente, Telma Bonifácio, a revitalização e ampliação da Biblioteca, representa a realização de um sonho para o Instituto e seus sócios, pois garantirá a conservação do acervo e sua disponibilidade de acesso aos estudantes, pesquisadores e historiadores maranhenses.
Sobre a mudança de datas de vencimentos das mensalidades, foi aprovada por maioria dos presentes que a partir do mês de março, a data de vencimento será o dia 30 de cada mês, podendo pagar sem multa até o quinto dia útil do mês seguinte. A proposta encaminhada pela direção, contemplou os sócios, pois corrigiu o problema do pagamento adiantado.

 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Diretor do IHGM participará de Fórum sobre as influências do calvinismo na fundação de São Luís


Diretor do IHGM, Antônio Noberto, participará nos dias 26 e 27 do Fórum sobre a influência Calvinista na Fundação de São Luís.




Ver texto relacionado: http://ihgm1.blogspot.com.br/2012/09/catolicos-e-huguenotes-diversidade.html
 

EDITAL N.º 02/2014


Geografia do Maranhão será debatida no mês de maio no IHGM


Em breve o IHGM estará realizando sob a orientação da Profa. Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo e da Profa. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, respectivamente ex e atual presidentes dessa Instituição um evento sobre o Ensino da GEOGRAFIA DO MARANHÃO NOS TEMPOS ATUAIS, no dia 29 de maio deste ano e convida os professores, especialistas e simpatizantes dessa área de conhecimento para colaborarem com trabalhos na área para o referido evento que esperamos ser de grande valor educativo a nossa comunidade, aguardamos colaborações.