sexta-feira, 27 de julho de 2012

Nova diretoria do IHGM toma posse dia 1.º de agosto

A nova diretoria eleita do IHGM, no último dia 11, será empossada dia 1.º de agosto, às 17h. A solenidade de posse ocorrerá no auditório da entidade, localizado à Rua de Santa Rita, Edifício Prof. Antonio Lopes, 230, 2.º andar, ao lado das Lojas Americanas, Centro. 

A presidente reeleita, Profa. Dra. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, convida a todos os membros deste sodalício e seus familiares para se fazerem presentes, assim como todos os simpatizantes e amigos desta casa.





terça-feira, 24 de julho de 2012

Programa 'Educação é Notícia' recebe o professor Euges Lima

Do Blog do Mardem Ramalho

Programa 'Educação é Notícia' recebe o professor Euges Lima, Diretor de Cultura do SINPROESEMMA e Vice Presidente do IHGM

O Programa do Sindicato na Rádio Educadora, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA), ‘Educação é Notícia’ recebe hoje a noite o professor Euges Lima, Diretor de Cultura do SINPROESEMMA e membro recém empossado do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, IHGM.

O professor Euges é historiador, formado pela Universidade Estadual do Maranhão, ocupa hoje a Cadeira de número 22 do Instituto onde também foi recentemente eleito como Vice Presidente do IHGM. A cadeira tem como patrono Dr. César Augusto Marques.

Durante o programa serão abordados temas como IHGM, Cultura, SBPC e novo Estatuto do Educador.
O Programa começa às 21:00 nas ondas em amplitude modulada da Rádio Educadora AM, de São Luís, Maranhão.

A produção é da Assessoria de Comunicação do SINPROESEMMA e a apresentação é de Marden Ramalho.

É daqui a pouco!

 

QUEM QUER DOIS PERDE UM – COM OS PÉS NA ARGENTINA E A CABEÇA NO BRASIL

Telma Bonifacio dos Santos Reinaldo[1]


Em tempos de globalização o ser humano ainda não pode de forma corpórea concreta estar em dois lugares ao mesmo tempo, a não ser de forma virtual através das tecnologias digitais, assim no momento em que no Estado do Maranhão mais precisamente em São Luis está acontecendo a 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SBPC, fundada em 1948 com a missão de defender a ciência e os cientistas brasileiros e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, tomando posição em questões de política científica e programas de desenvolvimento científico e tecnológico que atendam aos reais interesses do país,nós estamos em Rosário na Argentina. Atualmente a SBPC está representada em 19 estados brasileiros através de suas regionais e nesse momento acontece em São Luis de 23 a 27 de julho a sua 64ª Reunião.
A questão que colocamos é de que gostaríamos de estar presencialmente nesse encontro de especialistas das mais diversas áreas do conhecimento, no entanto estamos em outro país do continente americano, mais precisamente na Província de Rosário- Venezuela e na Universidade Nacional de Rosário - UNR acompanhando um grupo de estudiosos da Educação, professores universitários que buscam em outras plagas adquirirem novos saberes e titulações stritu-sensu para contribuir de forma mais competente com a educação brasileira em nossa universidade de origem - a UFMA e em nossas escolas de educação básica junto as nossas crianças, jovens e adultos.
Tenho acompanhado o desenvolvimento da programação pela internet na pagina da UFMA bem como nos jornais virtuais e vibrado com o êxito e a repercussão desse evento em nossa cidade, são professores de educação básica e nível superior, especialistas e diletantes do conhecimento em geral de todos os estados brasileiros e também de outros países que se juntam para expor e discutir sobre as mais diversas temáticas sociais, políticas, econômicas e culturais, é um momento impar de cultura transdisciplinar, sem barreiras sociais ou culturais pois todos comungam do mesmo ideal como se fora uma polis grega  onde a palavra de ordem é a cidadania planetária, irmanados num mesmo ideal de interculturalidade.
Do lado de cá do mar oceano também observo uma mesma sociabilidade, são professores das mais diversas regiões brasileiras – norte, nordeste, sul e sudeste – irmanados num ideal de busca de saber, típica do homo-sapiens-sapiens, todos pleiteando um doutoramento em Ciências da Educação na UNR, fenômeno típico nestes últimos tempos, tempo onde existe uma inquietude culturalmente que não se ‘’quedá” parodiando os rosarinos diante dos obstáculos da distancia, dos encargos monetários nem das dificuldades linguísticas.
Enfim estou vivendo um momento ímpar que com o uso das tecnologias da comunicação me possibilitam estar em dois países ao mesmo tempo compartilhando dois momentos semelhantes de socialização de saberes, um mais global e diversificado no Brasil – São Luis, outro mais especifico singular em Rosário na Argentina, embora os dois tenham algo em comum – a busca do conhecimento, o compartilhamento de experiências que possam contribuir para um mundo melhor.
A mim é um momento de recordação na medida em que há dez anos vivi este mesmo momento de estar num pais de língua estrangeira, buscando uma qualificação, mais precisamente em Havana – Cuba quando para aquele país me dirigi a fim de fazer um doutoramento em Ciências da Educação e vivia os mesmos momentos hoje vividos pelos meus companheiros atuais, meus orientandos guerreiros e guerreiras que se puseram em campo da batalha pelo saber, objetivando contribuir mais pelo engrandecimento de nosso pais e de nosso estado do Maranhão –este estado quatrocentão, visto não podermos esquecer que daqui a alguns meses estaremos comemorando os nossos quatro séculos de fundação, alias já estamos em festa e a SBPC na UFMA é uma das festas que marcam este evento dos quatrocentos.
Viva a SBPC, viva São Luis nos seus 400 anos, viva a UFMA por possibilitar esse congraçamento!


[1] Profa. Dra. do departamento de História da UFMA e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aldy Mello lança livro na SBPC


Aldy Mello Araújo, membro do IHGM
O professor Aldy Mello, ex- reitor da UFMA e membro do IHGM, lançará hoje, às 19h, na Programação Cultural da SBPC, Campos do Bacanga, o livro "O Encontro".
Esse livro traz um imaginário de seu autor. Ele constrói encontros entre seres que um dia foram vivos e tiveram a experiência da vida vivida, agindo como muitos agem hoje. Eles foram cientistas, políticos, pensadores, filósofos, guerreiros, religiosos, inventores, enfim, homens que ajudaram a fazer a história dos homens e da humanidade, deixando as suas contribuições para o desenvolvimento do mundo. Sabemos que eles não voltam mais a terra, mas, possivelmente, continuam a torcer para que suas contribuições possam ser cada vez mais úteis ao universo, mais práticas para a vida moderna e ajudar os homens a serem melhores seres e fazerem suas experiência de vida..
Os mais antigos e famosos filósofos gregos se encontram e falam da filosofia antiga. Sócrates, Platão e Aristóteles discutem, entre si, suas verdades. Eles falam da ética, da virtude e da sabedoria.  Confúcio, chinês, e Gandhi, indiano, falam dos caminhos que indicaram para o mundo e para a humanidade.  Abraão e Moisés, um patriarca e outro profeta, representam a Bíblia Sagrada e falam da terra prometida e do povo de Deus.  Júlio César se encontra com Péricles e lembram seus tempos de Roma e Atenas.  Jesus Cristo, Buda e Maomé mostram em que suas religiões se diferenciam e falam dos seus milhares de seguidores. Hamurabi, Beccaria e Lombroso abordam crimes e penas. Maquiavel e Abraham Lincoln discutem sobre o Príncipe e a democracia americana.  Cícero e Sêneca comentam sobre Roma, seus tresloucados Imperadores e as proezas da época. Leonardo da Vinci e Picasso, dois grandes expoentes das artes plásticas, discutem sobre arte. Shakespeare e Miguel de Cervantes discorrem sobre suas obras que encantaram o mundo. Copérnico, Galileu Galilei e Isaac Newton discutem ciência. Napoleão Bonaparte e Alexandre, o Grande, lembram de suas ambições. Marco Polo e Cristóvão Colombo recordam suas aventuras de descobridores. Albert Einstein e Henry Truman falam de bomba atômica.  Montesquieu, Voltaire e Rousseau lembram o iluminismo. Max Weber e Taylor rememoram a revolução industrial e suas consequências. Karl Marx e Mao Tsé -Tung relembram o comunismo e a Revolução Cultural da China. Santo Agostinho e o Imperador Constantino comentam a evolução do cristianismo. Beethoven e Mozart recapitulam a música erudita. Santos Dumont e Júlio Verne lembram os primeiros aviões. Lênin e Franklin Roosevelt falam do regime soviético e da democracia americana. Simón Bolívar e Thomas Jefferson discutem imperialismo.  Lutero e João Calvino debatem religião. Alexander Fleming e Pasteur constatam a falta de saúde.  Thomas Edison e Graham Bell comentam a tecnologia em Cingapura.