segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aldy Mello lança livro na SBPC


Aldy Mello Araújo, membro do IHGM
O professor Aldy Mello, ex- reitor da UFMA e membro do IHGM, lançará hoje, às 19h, na Programação Cultural da SBPC, Campos do Bacanga, o livro "O Encontro".
Esse livro traz um imaginário de seu autor. Ele constrói encontros entre seres que um dia foram vivos e tiveram a experiência da vida vivida, agindo como muitos agem hoje. Eles foram cientistas, políticos, pensadores, filósofos, guerreiros, religiosos, inventores, enfim, homens que ajudaram a fazer a história dos homens e da humanidade, deixando as suas contribuições para o desenvolvimento do mundo. Sabemos que eles não voltam mais a terra, mas, possivelmente, continuam a torcer para que suas contribuições possam ser cada vez mais úteis ao universo, mais práticas para a vida moderna e ajudar os homens a serem melhores seres e fazerem suas experiência de vida..
Os mais antigos e famosos filósofos gregos se encontram e falam da filosofia antiga. Sócrates, Platão e Aristóteles discutem, entre si, suas verdades. Eles falam da ética, da virtude e da sabedoria.  Confúcio, chinês, e Gandhi, indiano, falam dos caminhos que indicaram para o mundo e para a humanidade.  Abraão e Moisés, um patriarca e outro profeta, representam a Bíblia Sagrada e falam da terra prometida e do povo de Deus.  Júlio César se encontra com Péricles e lembram seus tempos de Roma e Atenas.  Jesus Cristo, Buda e Maomé mostram em que suas religiões se diferenciam e falam dos seus milhares de seguidores. Hamurabi, Beccaria e Lombroso abordam crimes e penas. Maquiavel e Abraham Lincoln discutem sobre o Príncipe e a democracia americana.  Cícero e Sêneca comentam sobre Roma, seus tresloucados Imperadores e as proezas da época. Leonardo da Vinci e Picasso, dois grandes expoentes das artes plásticas, discutem sobre arte. Shakespeare e Miguel de Cervantes discorrem sobre suas obras que encantaram o mundo. Copérnico, Galileu Galilei e Isaac Newton discutem ciência. Napoleão Bonaparte e Alexandre, o Grande, lembram de suas ambições. Marco Polo e Cristóvão Colombo recordam suas aventuras de descobridores. Albert Einstein e Henry Truman falam de bomba atômica.  Montesquieu, Voltaire e Rousseau lembram o iluminismo. Max Weber e Taylor rememoram a revolução industrial e suas consequências. Karl Marx e Mao Tsé -Tung relembram o comunismo e a Revolução Cultural da China. Santo Agostinho e o Imperador Constantino comentam a evolução do cristianismo. Beethoven e Mozart recapitulam a música erudita. Santos Dumont e Júlio Verne lembram os primeiros aviões. Lênin e Franklin Roosevelt falam do regime soviético e da democracia americana. Simón Bolívar e Thomas Jefferson discutem imperialismo.  Lutero e João Calvino debatem religião. Alexander Fleming e Pasteur constatam a falta de saúde.  Thomas Edison e Graham Bell comentam a tecnologia em Cingapura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário