sábado, 16 de julho de 2016

Nova diretoria do IHGM é eleita


São Luís - No último dia 15, na sede do IHGM, foi escolhida pelos sócios efetivos a nova diretoria para o biênio 2016/2018. Foi eleita a Chapa César Marques: consolidando conquistas com cem por cento dos votos válidos e foi registrado mais de cinquenta por cento da presença dos eleitores aptos a votarem.

Teve como candidato a presidente o professor Euges Lima e a Vice, o professor José Augusto Oliveira, além dos demais componentes, Raimundo Nonato Costa Guilhermino (prof. Natinho /1º secretário), Maria Goretti Cavalcante de Carvalho (2ª secretária); Josiel Ribeiro Ferreira (1º tesoureiro); Antônio Guimarães de Oliveira (2º tesoureiro), Francarlos Diniz Ribeiro (diretor de Patrimônio) e Joseh Carlos Araújo (diretor de Divulgação).

Para o Conselho Fiscal, os titulares são Arthur Almada Lima Filho, Ronald Pereira dos Santos e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva. Os suplentes: João Batista Ericeira, Josefa Ribeiro da Costa e Célio Githay Vaz Sardinha. A posse da nova diretoria eleita está marcada para o dia 28 próximo, data magna da instituição, às 19h, no auditório Ribamar Seguins do IHGM.







sexta-feira, 15 de julho de 2016

Membros aprovam Gestão Cesar Marques do IHGM


Mais que um dever, um compromisso


José Augusto, Ex-reitor da UEMA
 "Eu marquei na minha agenda - dia 15(sexta) tenho um compromisso importante. Dia 15, à tarde, vou manifestar a minha confiança no trabalho que vem sendo realizado no IHGM. Mais que um dever, um compromisso! Dia 15 vou às eleições para Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2016/2018 do nosso Instituto. E voto na Chapa César Marques: "consolidando conquistas."


Prof. José Augusto Silva Oliveira (Ex-reitor da UEMA e membro efetivo do IHGM)


Estarei presente

Guimarães, historiador




"Estarei presente, em nosso IHGM para votar e cumprir as normas de nossa Instituição."

 Antônio Guimarães (historiador e membro efetivo do IHGM)

PROPOSTAS DA CHAPA CÉSAR MARQUES



PROPOSTAS DA CHAPA CÉSAR MARQUES
Consolidando conquistas (2016/2018)



1)          Instituir comenda de mérito histórico-geográfico;
2)          Solicitar do poder público, melhorias na via de acesso;
3)          Dar seguimento a publicação da Revista com regularidade de pelo menos uma vez por ano;
4)          Elaborar projetos para o aprimoramento das atividades existentes e para realização de novos empreendimentos;
5)          Reformar o auditório Ribamar Seguins;
6)          Emitir Carteira de Sócios;
7)          Comemorar os 91 anos do IHGM;
8)          Manter o Ciclo de Palestras, possíveis Seminários, Simpósios e eventos do gênero;
9)          Estimular a pesquisa e a produção bibliográfica dos sócios;
10)       Defender e velar o Patrimônio Histórico do Estado;
11)       Manter o intercâmbio com as instituições congêneres;
12)       Climatizar, catalogar, restaurar e encadernar o acervo de obras raras da Biblioteca Hédel Ázar, além de ampliá-lo permanentemente;
13)       Preservar a estrutura física do Edifício professor Antônio Lopes;
14)       Solicitar do poder pública a instalação de placas indicativas do local da instituição nos logradouros das proximidades;
15)       Garantir o horário de funcionamento de tempo integral;
16)       Restaurar, digitalizar e publicar os Códices de Alcântara (Sécs XVII –XIX)
17)       Manter as existentes e buscar novas parcerias e convênios institucionais, públicos e privadas de interesses comuns;
18)       Instituir as galerias de Fundadores, Ex-presidentes e Sócios honorários;
19)       Continuar com o trabalho de divulgar as atividades institucionais, bem como a difusão do conhecimento da história e geografia do Maranhão;
20)       Garantir a participação na 10.ª Feira do Livro de São Luís(Felis) e no VII Colóquio dos Institutos Históricos e Geográficos do IHGB;
21)       Continuar a estimular cada vez mais a participação dos sócios;
22)       Ampliar a garantia da acessibilidade aos membros, frequentadores e visitantes;
23)       Observar e fazer cumprir as finalidades estatutárias.


quinta-feira, 14 de julho de 2016

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão elege nova diretoria nesta 6ª-feira


Por Manoel dos Santos Neto

Nesta sexta-feira (15) será realizada a eleição para escolha da nova Diretoria e do Conselho Fiscal, para o biênio 2016/2018, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. A votação ocorrerá em São Luís, das 14 às 18 horas, na sede do IHGM, na Rua de Santa Rita.
O pleito se dará por Chapa Única, intitulada “César Marques: consolidando conquistas”, que tem como candidatos à presidência, o professor Euges Silva de Lima e a vice, o professor José Augusto Silva Oliveira. A chapa tem ainda como membros Raimundo Nonato Costa Guilhermino (1º secretário), Maria Goretti Cavalcante de Carvalho (2ª secretária); Josiel Ribeiro Ferreira (1º tesoureiro); Antônio Guimarães de Oliveira (2º tesoureiro), Francarlos Diniz Ribeiro (diretor de Patrimônio) e Joseh Carlos Araújo (diretor de Divulgação).
Para o Conselho Fiscal, os titulares são Arthur Almada Lima Filho, Ronald Pereira dos Santos e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva. Eis os suplentes: João Batista Ericeira, Josefa Ribeiro da Costa e Célio Githay Vaz Sardinha.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

O IHGM E SEUS ANTECESSORES



Por  Euges Lima
(Prof. De história, historiador e pres. do IHGM)




Foi divulgado dia 11 no Grupo do IHGM, pelo nosso sócio correspondente da Bahia, o historiado Luiz Américo, membro do IGHB, o n. 27 de O Combate de 1925, onde noticia a fundação do Instituto. Observe que a denominação inicial era Instituto de História e Geografia do Maranhão, somente depois é que foi alterada para Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Outro elemento interessante, é a menção a uma fundação anterior que não logrou êxito, possivelmente, estão referindo-se a fundação de 1918, cuja denominação era, esta sim, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Há comprovação também de uma fundação anterior, mais antiga, ainda no século XIX, de 1864, onde, entre os membros fundadores, estaria o historiador César Marques. Se tomássemos como base esta do século XIX, como data oficial de fundação do IHGM, estaria ele entre um dos mais antigos do Brasil.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Ao IHGM



Em razão de viagens à Amazônia e ao Sudeste do país, não posso estar na primeira eleição da Diretoria de que poderia participar como membro dessa Casa.

Creio que o Instituto continuará bem representado pelos nomes novos que integram a Diretoria e pela experiência e devotamento do presidente Euges Lima, que, a despeito de outras obrigações, deve continuar à frente da Entidade, dando continuidade e ampliando as conquistas do primeiro mandato.

Igualmente a diversos Confrades do Instituto, fundei, presidi e fui/sou diretor e sócio de diversas entidades -- acadêmicas, classistas, culturais, comunitárias etc. E tenho percebido um certo “cansaço institucional”, um esvaziamento silencioso e progressivo: as pessoas estão se afastando ou se esquecendo das instituições que elas próprias deram à luz. A crise do cotidiano e o cotidiano da crise, um dia pouco para tantas coisas no dia a dia, a luta pela vida ou pela sobrevivência, enfim, todo um conjunto de desculpas aceitáveis está como que minando, enfraquecendo, um sem número de entidades associativas em todo lugar. Mas há resistências. Há esperança.

Há esperança quando pessoas religiosas ou laicas mantém casas de assistência, abrigos para idosos, cuidados para doentes, recuperação de dependentes químicos. Quando pessoas voluntariamente se juntam em forma de instituição para acolherem crianças abandonadas, mulheres espancadas -- vidas novamente abraçadas.

E quando são entidades, e não pessoas, o que se abandona? Neste caso, não é uma pessoa -- é uma coletividade. Não é apenas uma vida, mas toda uma memória, a História de uma Comunidade, a Cultura, a Identidade de um povo, que, de algum modo e de todo modo, se enlaça, se integra e, por interdependência, faz parte do Todo, do Tudo.

O IHGM, ainda bem, tem sócios que fazem a História continuar a história de nossa Casa. Assim, cuidando do estado de nossa História, vamos zelando pela história de nosso Estado.

Cumprimentos ao presidente Euges. E que a recondução a novo mandato se confirme com renovação e inovação nos próximos atos.

Cumprimentos a todos os Confrades Diretores e Conselheiros -- os que colaboraram até aqui e os que (re)iniciam a partir daqui.

Saudações.

EDMILSON SANCHES

Cadeira 10