terça-feira, 12 de julho de 2016

Ao IHGM



Em razão de viagens à Amazônia e ao Sudeste do país, não posso estar na primeira eleição da Diretoria de que poderia participar como membro dessa Casa.

Creio que o Instituto continuará bem representado pelos nomes novos que integram a Diretoria e pela experiência e devotamento do presidente Euges Lima, que, a despeito de outras obrigações, deve continuar à frente da Entidade, dando continuidade e ampliando as conquistas do primeiro mandato.

Igualmente a diversos Confrades do Instituto, fundei, presidi e fui/sou diretor e sócio de diversas entidades -- acadêmicas, classistas, culturais, comunitárias etc. E tenho percebido um certo “cansaço institucional”, um esvaziamento silencioso e progressivo: as pessoas estão se afastando ou se esquecendo das instituições que elas próprias deram à luz. A crise do cotidiano e o cotidiano da crise, um dia pouco para tantas coisas no dia a dia, a luta pela vida ou pela sobrevivência, enfim, todo um conjunto de desculpas aceitáveis está como que minando, enfraquecendo, um sem número de entidades associativas em todo lugar. Mas há resistências. Há esperança.

Há esperança quando pessoas religiosas ou laicas mantém casas de assistência, abrigos para idosos, cuidados para doentes, recuperação de dependentes químicos. Quando pessoas voluntariamente se juntam em forma de instituição para acolherem crianças abandonadas, mulheres espancadas -- vidas novamente abraçadas.

E quando são entidades, e não pessoas, o que se abandona? Neste caso, não é uma pessoa -- é uma coletividade. Não é apenas uma vida, mas toda uma memória, a História de uma Comunidade, a Cultura, a Identidade de um povo, que, de algum modo e de todo modo, se enlaça, se integra e, por interdependência, faz parte do Todo, do Tudo.

O IHGM, ainda bem, tem sócios que fazem a História continuar a história de nossa Casa. Assim, cuidando do estado de nossa História, vamos zelando pela história de nosso Estado.

Cumprimentos ao presidente Euges. E que a recondução a novo mandato se confirme com renovação e inovação nos próximos atos.

Cumprimentos a todos os Confrades Diretores e Conselheiros -- os que colaboraram até aqui e os que (re)iniciam a partir daqui.

Saudações.

EDMILSON SANCHES

Cadeira 10


Nenhum comentário:

Postar um comentário