sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Josiel Ferreira, Jossilene Alves e Antônio Seixas são eleitos sócios do IHGM



Josiel Ferreira
Dia 25 último, às 18h e 30 minutos, no auditório Ribamar Seguins, na sede do IHGM, em segunda convocação, ocorreu a Assembléia Geral Ordinária (AGO) do mês de setembro.  A pauta, estava composta pelo expediente e indicações de nomes para sócios efetivos e correspondentes, sugeridos pelas comissões.

Após a leitura dos pareceres das comissões e currículos dos candidatos, pela presidente, Telma Bonifácio, foram eleitos, por unanimidade, os novos sócios efetivos e correspondentes do IHGM. 

Como sócio correspondente, foi eleito, Antônio Seixas, especialista em História do Rio de Janeiro pela UFF, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) e da Academia Mageense de Letras. 


Como sócios efetivos, foram eleitos, Josiel Ferreira, geógrafo, representante da Sociedade Brasileira de Cartografia no Maranhão e Diretor do IMESC (Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômico e Cartográfico) e a professora de História, com pós-graduação em Portugal, Jossilene Louzeiro Alves, ambos para ocuparem respectivamente as cadeiras de n.º 49, patroneada por João da Mata de Moraes e n.º 8, patroneada por João Felipe Bettendorf. Os novos sócios efetivos têm seis meses para tomarem posse.


Professora Jossilene Alves
Antônio Seixas, sócio correspondente
Presidente, Telma Bonifácio
Euges , Joseh Carlos, Vavá , Telma, Zé Jorge e Leopoldo

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AML lança hoje à noite Poranduba Maranhense



A Academia Maranhense de Letras (AML) estará lançando hoje, às 19 horas, em sua sede, à Rua da Paz, Centro, vários livros da coleção Documentos Maranhenses - Coedição AML/Alumar. 
São eles, Relação sumária das Cousas do Maranhão, de Simão Estácio da Silveira; Poranduba Maranhense, de Frei Francisco de N°. S°. dos Prazeres Maranhão e Obras de João Francisco Lisboa, 4 volumes.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vice-presidente do IHGM participa do 2.º Festival de História de Diamantina



O vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão participou do dia 19 a 22 de setembro, em Diamantina, MG, do 2.º Festival de História (fHist). O evento foi realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com várias entidades privadas e públicas. Festa única do gênero no Brasil, a segunda edição do fHist, trouxe como temática principal “Histórias não contadas”.  A idéia era abordar as visões não conhecidas ou pouco conhecidas da história oficial, trazendo uma visão renovada dos processos históricos, principalmente da história do Brasil.

Durante quatro dias, professores de história, historiadores, graduandos de história, pesquisadores e apaixonados pela história, se reuniram para debater, estudar e respirar história, na cidade de Diamantina, patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Euges Lima, Luis Ferreira e Rita de Cássia,
A agenda do Festival constava de mais de 70 atividades, entre oficinas, palestras, conferências, exibição de documentários, exposição de fotos, rodas de conversas, lançamentos de livros, feiras de livros, etc. O espaço mais concorrido era a chamada Tenda da História, armada na Praça Dr. Prado, local onde ocorriam as Conferências e Palestras. 


Estiveram presentes no 2.º  fHist, nomes de peso da historiografia nacional e internacional, como o Britânico Kenneth Maxwell, autor do livro “A devassa da devassa”, sobre a Inconfidência Mineira”. O congolês, naturalizado brasileiro, Kabengele Munanga, professor da USP, também marcou presença, participando da mesa redonda sobre Diáspora e Identidade Negra, com José João Reis e Petrônio Domingues.
 
Uma das temáticas discutidas nas mesas redondas, abordou o tema da Ditadura Militar e o Jornalismo, que contou com a presença do Ricardo Kotscho, Paulo Markun e Fernando Morais, todos contemporâneos do período ditatorial no Brasil. Eles relataram como muita propriedade, como se fazia jornalismo em época de repressão, tortura e censura. Um momento também bastante concorrido, foi a participação da cantora Maria Bethânia, que encerrou a programação do segundo dia, com um recital de versos de vários poetas brasileiros, intercalando com trechos  de seus principais sucessos.

“O 2.º Festival de História do Brasil, está entre os eventos culturais mais importantes do nosso país e expressa o interesse crescente da sociedade brasileira pela história em geral e em particular pela história do Brasil”, destaca o professor de História e vice-presidente do IHGM, Euges Lima.

Kenneth Maxwell e Euges Lima
 
Tenda da História

Euges Lima e Kabengele Munanga

Diamantina