sábado, 2 de julho de 2016

Sócia do IHGM toma posse como membro da UBE



A Promotora de Justiça e escritora Ana Luiza Almeida Ferro, ocupante da Cadeira nº 36 do IHGM, recebeu o certificado de Membro Correspondente da União Brasileira de Escritores - UBE-RJ no evento Integração Cultural Interestadual na Academia Cearense de Letras (ACL), em Fortaleza-CE, no dia 16 de junho, oportunidade em que também participou de painel de escritores sobre a poesia na voz feminina, com palestra sobre a poeta Dagmar Destêrro e a musicista Dilú Mello, ambas maranhenses, e integrou roda poética com poemas de sua autoria.
Ana Luiza, Mestre e Doutora em Ciências Penais (UFMG), é autora de 14 livros, dentre os quais Quando: poesias (São Paulo: Scortecci), premiado na Itália em 2014, e 1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (Curitiba: Juruá), que versa sobre a França Equinocial, nacionalmente premiado por duas vezes em 2015, pelo IHGB e pelo PEN Clube do Brasil, o qual também possui uma versão europeia intitulada 1612: os franceses na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (Lisboa: Editorial Juruá).

Historiador Paulo Menezes é eleito para o IHGM




Adaptado do Blog do João Badeco

Paulo Menezes
O Secretário de Cultura de Colinas, Prof. Paulo Menezes, foi eleito Membro Catedrático do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Historiador, professor e escritor, Paulinho, como é conhecido, vai ocupar a Cátedra de nº 16, patroneada pelo Padre Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, eminente missionário jesuíta e um dos primeiros historiadores a registrar a História do Maranhão. Falecido em 1852, o padre é autor de várias obras, dentre as quais a Collecção de Etymologias Brasílicas (1846) e Poranduba Maranhense (1851).

A notícia da eleição de Paulinho foi dada de maneira ainda informal pelo presidente do instituto, o historiador Euges Lima, responsável pela indicação. A escolha se deu no último dia 28 de junho.

O Currículo Lattes de Historiador, Escritor e Educador de Paulo Menezes foi submetido à apreciação dos membros do IHGM, personalidades de notório e respeitável rigor técnico no Maranhão, e aprovado por unanimidade dos membros como Sócio Efetivo.

Fundado em 1925 pelo historiador Antônio Lopes, o IHGM é uma instituição de cunho acadêmico, com foco em pesquisa, ensino e preservação da memória histórica maranhense.

Juntamente com outros conhecidos nomes das letras e da história maranhense como Euges Lima, Joaquim Nagib Haickel, Des. Arthur Almada Lima Filho, José Augusto Oliveira, Natalino Salgado, Antonio Guimarães, Ilzé Cordeiro, Terezinha Rêgo, José Sarney, entre outros. O colinense Paulo Eduardo de Sousa Pereira vai compor institucionalmente o cenáculo de letras maranhense contribuindo de forma mais efetiva para a preservação da história, cultura e patrimônio histórico de Colinas, do Alto Itapecuru, e de todo o sertão maranhense.

A data da posse, cerimônia de imposição da Joia de Sócio Efetivo e alocação da fotografia na Galeria dos Confrades ainda vai ser definida pelo Presidente do IHGM.

Fonte: http://www.joaobadeco.com/secretario-de-cultura-de-colinas-e-eleito-membro-catedratico-do-instituto-historico-e-geografico-do-maranhao/



quinta-feira, 30 de junho de 2016

Novos membros são eleitos para o IHGM




Jhonatan Almada com o presidente Euges Lima
São Luís – Na última Assembleia Geral, dia 28, às 18 horas, foram aprovados mais seis membros para integrar os quadros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Sendo, três efetivos e três correspondentes. Para efetivos, foram aprovados os seguintes nomes:



Paulo Menezes

Jhonatan Almada, historiador e secretário da Secretaria de Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti ), Almada irá ocupar a cadeira n.º  23, patroneada por Luiz Antônio Vieira da Silva, historiador e senador do Império, autor do Clássico “História da Independência da Província do Maranhão(1872).

Paulo Menezes, historiador, professor e secretário de cultura de Colinas (MA), vai ocupar a Cátedra de nº 16, patroneada pelo Padre Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, eminente missionário jesuíta e um dos primeiros historiadores a registrar a História do Maranhão. O padre é autor de várias obras, dentre as quais a Collecção de Etymologias Brasílicas (1846) e Poranduba Maranhense (1851).



Raimundo Costa


Raimundo Costa, historiador, professor e advogado. Graduou-se em história pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É membro da Academia Grajauense de Letras. Irá ocupar a Cadeira de N.º 28, patroneada pelo médico e pesquisador Nina Rodrigues, considero o pai da medicina legal moderna no Brasil.







Correspondentes

Mary del Priore com o professor Euges Lima
A historiadora Mary del Priore, ex-professora da USP e pós-doutora pela École des hautes études em sciences  sociales, em Paris e autora de 45 livros sobre história. Recebeu mais de vinte prémios literários, entre nacionais e internacionais, é membro efetivo do IHGB e IHGRJ; o médico legista e pesquisador Luiz Fontes (SP), autor de vários livros e estudos, integrante da equipe da arqueóloga Valdirene Ambiel, que realizou a exumação dos restos mortais de D. Pedro I e Francisco Adolfo de Varnhagen e o professor Adilson Cezar, historiador, membro efetivo da Academia Paulista de História e presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

O IHGM


prof. Adilson Cezar
Fundado em 1925 por uma plêiade de onze intelectuais, liderados por Antônio Lopes, Justo Jansen, Ribeiro do Amaral, entre outros, o IHGM é a mais antiga instituição científica do estado nas áreas de história, geografia e áreas afins, com caráter de cunho acadêmico, com foco em pesquisa, divulgação e preservação da memória e do patrimônio histórico maranhense. A instituição é hoje presidida pelo historiador e professor Euges Lima.





O médico Luiz Fontes