quinta-feira, 30 de junho de 2016

Novos membros são eleitos para o IHGM




Jhonatan Almada com o presidente Euges Lima
São Luís – Na última Assembleia Geral, dia 28, às 18 horas, foram aprovados mais seis membros para integrar os quadros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Sendo, três efetivos e três correspondentes. Para efetivos, foram aprovados os seguintes nomes:



Paulo Menezes

Jhonatan Almada, historiador e secretário da Secretaria de Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti ), Almada irá ocupar a cadeira n.º  23, patroneada por Luiz Antônio Vieira da Silva, historiador e senador do Império, autor do Clássico “História da Independência da Província do Maranhão(1872).

Paulo Menezes, historiador, professor e secretário de cultura de Colinas (MA), vai ocupar a Cátedra de nº 16, patroneada pelo Padre Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, eminente missionário jesuíta e um dos primeiros historiadores a registrar a História do Maranhão. O padre é autor de várias obras, dentre as quais a Collecção de Etymologias Brasílicas (1846) e Poranduba Maranhense (1851).



Raimundo Costa


Raimundo Costa, historiador, professor e advogado. Graduou-se em história pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É membro da Academia Grajauense de Letras. Irá ocupar a Cadeira de N.º 28, patroneada pelo médico e pesquisador Nina Rodrigues, considero o pai da medicina legal moderna no Brasil.







Correspondentes

Mary del Priore com o professor Euges Lima
A historiadora Mary del Priore, ex-professora da USP e pós-doutora pela École des hautes études em sciences  sociales, em Paris e autora de 45 livros sobre história. Recebeu mais de vinte prémios literários, entre nacionais e internacionais, é membro efetivo do IHGB e IHGRJ; o médico legista e pesquisador Luiz Fontes (SP), autor de vários livros e estudos, integrante da equipe da arqueóloga Valdirene Ambiel, que realizou a exumação dos restos mortais de D. Pedro I e Francisco Adolfo de Varnhagen e o professor Adilson Cezar, historiador, membro efetivo da Academia Paulista de História e presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

O IHGM


prof. Adilson Cezar
Fundado em 1925 por uma plêiade de onze intelectuais, liderados por Antônio Lopes, Justo Jansen, Ribeiro do Amaral, entre outros, o IHGM é a mais antiga instituição científica do estado nas áreas de história, geografia e áreas afins, com caráter de cunho acadêmico, com foco em pesquisa, divulgação e preservação da memória e do patrimônio histórico maranhense. A instituição é hoje presidida pelo historiador e professor Euges Lima.





O médico Luiz Fontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário