quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Seminário do IHGM repercute na imprensa


O Seminário “O 28 de julho: 190 anos”, realizado 26 de julho, pelo IHGM, teve ampla cobertura pela impressa, veja a baixo, matéria da jornalista Orquídea Santos, em sua Coluna no Jornal Pequeno. A reportagem foi do Jornalista Mhario Lincoln. A publicação é de 29 de julho último. Veja também, reportagem da TV Mirante:
 
por Orquídea Santos
 

Fonte: Jornal Pequeno (29/07/2013)
Nas comemorações à Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), promoveu um encontro com palestras e lançamentos de livro de três de seus membros além da concessão do título de sócio honorário ao Dr. Edomir Martins de Oliveira que completava, na ocasião, 33 anos de IHGM.

As fotos mostram alguns detalhes desta festa acontecida na sexta passada no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias.

 
 
Sobre o evento, o professor Leopoldo Vaz diz:

Fonte: Jornal Pequeno (29/07/2013)
“O IHGM tem, em seu Estatuto, três datas a serem comemoradas, duas delas constituída em data magna: o “28 de Julho”, adesão ao Maranhão à Independência, e a de sua fundação. No último 26, promoveu-se o Seminário “O 28 de Julho – 190 anos: resistência e adesão do Maranhão à Independência do Brasil (1823-2013)”.A data magna teve três momentos: a discussão, com uma conferência magna proferida pelo Professor Manoel Barros, da UFMA, em respostas aos questionamentos apresentados pelo IHGM: Como se posicionou inicialmente no Maranhão o Governo local para resistir à Independência do Brasil? Que retorno externaram os naturais da terra? Qual o panorama socioeconômico maranhense na época? E os fatos marcantes em evidencia durante as lutas? Como se processou a adesão?

Houve, também, uma mesa redonda, tendo como debatedora a Presidente do IHGM, Dra. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, e ampla participação dos ouvintes.

Outro momento, foi a homenagem a três sócios efetivos – Edomir Oliveira, José Fernandes e Josemar Raposo – por seus relevantes serviços prestados ao IHGM, à História, Geografia e Ciências afins do Maranhão, após mais de 30 anos de efetivo exercício de produção de conhecimento histórico e geográfico, que passaram à categoria de sócios honorários. Em seus discursos, em que relataram sua trajetória no IHGM, emocionaram os presentes.

E já tradicional nesses eventos, a diretoria brindou os presentes com um brunch. Não podemos esquecer a magnifica acolhida aos membros do IHGM, aos convidados, e alunos de História da UFMA, presentes à solenidade, dada pelo Memorial Cristo Rei, sob o comando da confreira Clores Holanda.


 

terça-feira, 30 de julho de 2013

Seminário “o 28 de julho: 190 anos” é realizado com êxito pelo IHGM




Dia 26 de julho último, pela manhã, no auditório do Memorial Palácio Cristo, Praça Gonçalves Dias, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, realizou o Seminário: “O 28 de julho: 190 anos – resistência e adesão do Maranhão à Independência do Brasil (1823 -2013).
 
Além de pretender comemorar os 190 anos dessa efeméride, feriado estadual e data festiva para entidade, segundo o Art. 39 do seu estatuto. O IHGM tinha como objetivo, revisitar a temática e suscitar o debate acerca do processo de aderência e/ou resistência da província do Maranhão à Independência brasileira. Entender melhor como se processou a “adesão” e tentar buscar novas leituras e abordagens para o tema, tentando fugir um pouco da historiografia tradicional.

O Seminário foi organizado em três momentos. O primeiro, composto pela Conferência de abertura, realizada pelo professor mestre, Manoel Barros, do Curso de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que teve como tema: anseios, tensões e aderências: leituras sobre o processo de adesão do Maranhão à Independência, seguido de uma mesa redonda, formada pelo próprio conferencista e a professora doutora do Curso de História da UFMA e Presidente do IHGM, Telma Bonifácio. Após a conferência, o professor Barros, respondeu a diversas perguntas dos participantes e questionou a tese tradicional da adesão, ressaltando as diversas formas de aderências presentes no processo de Independência do Maranhão.

O segundo momento, foi marcado pela homenagem a três sócios, Edomir Martins de Oliveira, José Fernandes e Josemar Raposo, que foram elevados à categoria de sócios honorários e receberam das mãos da presidente, em nome do Instituto Histórico, uma láurea de reconhecimento por mais de trinta anos de serviços prestados à Instituição.
 
Por fim, foi feito o lançamento de seis livros, Buona Terra Nostra, Crônicas dos Cocais, Quilombo da Sardinha, 14 momentos, Atlas do Esporte no Maranhão e Memorial de São Bento Novo, de autoria, respectivamente dos sócios, Joseh Carlos Araujo, Edomir Martins de Oliveira, Leopoldo Vaz e Álvaro Melo. Após apresentação de seus livros, os autores fizeram uma sessão de autógrafos na sala ao lado do auditório. 

Segundo a presidente, Telma Bonifácio, a avaliação do Seminário foi bastante positiva e o objetivo foi atingido, pois a Instituição cumpriu com as finalidades estatutárias, de estudar, pesquisar e debater temas relativos à história do Maranhão. 

Para ela, “esse Seminário marca um círculo virtuoso que o IHGM vem experimentando nessa gestão e com certeza, anuncia também que mais trabalhos serão feitos por parte da diretoria do IHGM, em prol dos nossos sócios e dos estudos histórico-geográficos, relativos ao Maranhão. Gostaria também de aproveitar o ensejo e agradecer a organização do evento, que foi muito laboriosa, composta por mim, pelo vice, Euges Lima e pelo secretário, Jaycon Roberto. Agradecer também aos nossos parceiros e apoiadores, como o SINPROESEMMA, SINDEDUCAÇÃO, Colégio Dom Bosco, Editora FTD, UFMA, UEMA e a CTB.”

 
 
  
 
 

  


Diretores do SINPROESEMMA com a pres. e o vice



domingo, 28 de julho de 2013

28 de julho: 190 anos


por Euges Lima

 
O Seminário "O 28 de julho: 190 anos - resistência e adesão do Maranhão à Independência do Brasil (1823 - 2013), realizado dia 26, pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão,  foi sem dúvida, muito bom. A conferência de abertura do professor Manoel Barros, foi bastante interessante, buscando trazer novas abordagens. É um tema ainda pouco estudado e que precisa ser mais aprofundado.
O lançamento dos livros, foi outro momento importante, demonstrando e divulgando a produção incessante dos sócios. .

A homenagem aos sócios honorários, Edomir Oliveira, José Fernandes e Josemar Raposo, foi muito justa e representou o reconhecimento do Sodalício aos mais de trinta anos de serviços prestados. Mais uma vez, parabéns a esses valorosos consócios que permitiram que a obra de Antonio Lopes, encetada lá nos meados dos anos vinte, não morresse e pudesse ter permanência duradoura. Sendo assim, o IHGM, cumpre com suas finalidades precípuas

Amanhã, no JORNAL PEQUENO, na Coluna da Orquídea Santos, reportagem do Jornalista Mário Lincoln - sócio correspondente do IHGM -  toda cobertura do Seminário promovido pelo IHGM em comemoração aos 190 anos da adesão do Maranhão à Independência do Brasil.
 
Reportagem da TV Mirante: