quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Seminário do IHGM repercute na imprensa


O Seminário “O 28 de julho: 190 anos”, realizado 26 de julho, pelo IHGM, teve ampla cobertura pela impressa, veja a baixo, matéria da jornalista Orquídea Santos, em sua Coluna no Jornal Pequeno. A reportagem foi do Jornalista Mhario Lincoln. A publicação é de 29 de julho último. Veja também, reportagem da TV Mirante:
 
por Orquídea Santos
 

Fonte: Jornal Pequeno (29/07/2013)
Nas comemorações à Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), promoveu um encontro com palestras e lançamentos de livro de três de seus membros além da concessão do título de sócio honorário ao Dr. Edomir Martins de Oliveira que completava, na ocasião, 33 anos de IHGM.

As fotos mostram alguns detalhes desta festa acontecida na sexta passada no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias.

 
 
Sobre o evento, o professor Leopoldo Vaz diz:

Fonte: Jornal Pequeno (29/07/2013)
“O IHGM tem, em seu Estatuto, três datas a serem comemoradas, duas delas constituída em data magna: o “28 de Julho”, adesão ao Maranhão à Independência, e a de sua fundação. No último 26, promoveu-se o Seminário “O 28 de Julho – 190 anos: resistência e adesão do Maranhão à Independência do Brasil (1823-2013)”.A data magna teve três momentos: a discussão, com uma conferência magna proferida pelo Professor Manoel Barros, da UFMA, em respostas aos questionamentos apresentados pelo IHGM: Como se posicionou inicialmente no Maranhão o Governo local para resistir à Independência do Brasil? Que retorno externaram os naturais da terra? Qual o panorama socioeconômico maranhense na época? E os fatos marcantes em evidencia durante as lutas? Como se processou a adesão?

Houve, também, uma mesa redonda, tendo como debatedora a Presidente do IHGM, Dra. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, e ampla participação dos ouvintes.

Outro momento, foi a homenagem a três sócios efetivos – Edomir Oliveira, José Fernandes e Josemar Raposo – por seus relevantes serviços prestados ao IHGM, à História, Geografia e Ciências afins do Maranhão, após mais de 30 anos de efetivo exercício de produção de conhecimento histórico e geográfico, que passaram à categoria de sócios honorários. Em seus discursos, em que relataram sua trajetória no IHGM, emocionaram os presentes.

E já tradicional nesses eventos, a diretoria brindou os presentes com um brunch. Não podemos esquecer a magnifica acolhida aos membros do IHGM, aos convidados, e alunos de História da UFMA, presentes à solenidade, dada pelo Memorial Cristo Rei, sob o comando da confreira Clores Holanda.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário