sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Fernando Morais faz palestra e lança livro em São Luís


Foto: Euges Lima
Quarta (2), às 19h, no Teatro João do Vale, na Praia Grande, dentro da programação da 7.ª FeliS,  o Jornalista e escritor Fernando Morais, conhecido por escrever biografias de sucesso , como Olga e Chatô, o Rei do Brasil e tantos outros livros, esteve num bate papo informal com os participantes da FeliS.

O escritor falou sobre diversos temas, desde os problemas jurídicos decorrentes de biografias não autorizadas até sua metodologia de trabalho para escrever seus livros. Ao final, Fernando conversou com os participantes e autografou seu mais recente trabalho: “Os últimos soldados da Guerra Fria.”
 

Sócio do IHGM lança livros na 7.ª FeliS

 Do Blog da Func




Foto: Euzemar Pereira
O lançamento e o relançamento de títulos de autores maranhenses e nacionais também faz parte da rotina da 7ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). Iniciando os trabalhos do domingo, 29, o autor Joseh Carlos Araujo apresentou ao público, no Auditório do curso de História da Uema, seus três novos livros: Buona Terra Nostra, Crônicas dos Cocais e Quilombo da Sardinha.
O autor, com sua fala pacata, contou aos presentes um pouco da história de cada obra, relembrando momentos e histórias dos lugares em que se passa cada livro. Além de contar um pouco do processo de criação e pesquisa envolvendo cada obra.
Buona Terra Nostra é um romance histórico que se passa em 1860 na Baixada Maranhense, e que conta o conflito envolvendo duas famílias: Santo Jacinto e Dominice. A obra é baseada em fatos reais misturadas às liberdades de criação de Joseh, que mostra no livro os hábitos de uma sociedade escravista do século XIX.
O segundo livro lançado pelo autor, Crônica dos Cocais,é um livro de contos que têm em comum o fato de se passarem na cidade de Codó, tendo como pano de fundo o sincretismo religioso. A terceira obra lançada foi Quilombo da Sardinha, um outro romance histórico, que se passa também na cidade de Codó.
Foto: Euges Lima
Joseh Carlos Araujo, que já lançou outros livros em edições passadas da FeliS, ficou impressionado com a estrutura e organização da Feira, além de ficar satisfeito com a repercussão do lançamento: “aqui é um lugar aconchegante em que os autores podem lançar suas obras, fique feliz em participar e lançar os livros nessa festa literária de São Luís”, disse.
Participando de um lançamento de livro pela primeira vez, a estudante de ensino médio, Poliana Soares, conta que gostou bastante de participar do evento: “eu vim por curiosidade, nunca tinha participado de um lançamento de livro, gostei bastante e agora vou visitar os outros espaços da Feira”, finalizou.
Entre os outros títulos lançados por Joseh Carlos Araujo, em edições passadas da FeliS, destacam-se: Crônicas de São Luís 1612: a fundação da cidade sob o olhar Tupinambá; Amazônia 2006: o alerta agora é pra valer; Timbiras: uma pérola da Ribeira do Itapecuru; e Vento Leste dos Cocais.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IHGM faz parceria com Sinproesemma e expõe jornal D´Classe na 7ª Feira do Livro de São Luís

Do site do Sinproesemma


O estande do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) em conjunto com o SINPROESEMMA leva aos visitantes da 7ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) a presença das duas entidades no cenário do Maranhão.

Os históricos 88 anos de existência do IHGM convivem com os atuais capítulos de luta e conquista do SINPROESEMMA. Livros da biblioteca do IHGM compartilham o ambiente com o jornal sindical D´CLASSE, nesses dez dias da Feira, incentivando o público a entender a importância de conhecer a história de seu lugar no simples ato de ler.

O secretário de Cultura do SINPROESEMMA e vice-presidente do IHGM, Euges Lima, afirma que é importante às duas entidades, como instituições ligadas à educação e à cultura, estar presentes nesse ambiente observado, sobretudo, por professores e estudantes.

“Acho interessante a presença do Sindicato porque a Feira permite interagir com o público no estande. Um evento dessa natureza estimula o gosto pelo saber”, comenta Euges.