sábado, 30 de maio de 2015

IHGM homenageia o Dia do Geógrafo e promove palestra sobre regionalização do Maranhão


São Luís - O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) realizou ontem à tarde, sexta-feira (29), às 16h, em sua sede, a palestra “Regionalização: uma proposta de desenvolvimento do Maranhão” em homenagem ao Dia do Geógrafo. Estiveram presentes à mesa de abertura, o Capitão dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi, onde parabenizou e saudou os geógrafos, a professora Eneida Vieira da Silva, coordenadora do Evento e aposentada do Curso de Geografia da UFMA, ex-presidente do IHGM e pelo palestrante, Josiel Ferreira.
O palestrante é Bacharel em Geografia, com pós-graduação em sensoriamento remoto, representante estadual do Conselho Nacional de Cartografia, é Cavaleiro da Ordem Cartográfica da Sociedade Brasileira de Cartografia, diretor do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e membro efetivo do IHGM.
O Geógrafo Josiel Ferreira, discorreu sobre conceitos relativos à regionalização, explicou sobre o histórico das tentativas de regionalizações do Maranhão, a importância, modelos de regionalizações de governos passados e falou sobre o atual projeto de regionalização e suas mudanças que segundo ele tem como elemento principal, conciliar as mais diversas regionalizações já existentes, nos mais variados setores, numa regionalização abrangente, que possa ser comum a todos, sem descaracterizar as já existentes, afirmou o palestrante.
Segundo o presidente do IHGM, professor Euges Lima, “o tema é bastante relevante e está na ordem do dia, pois, o estabelecimento de marcos de regionalizações, são fundamentais para o planejamento e desenvolvimento do Estado”. A palestra contou com a presença de autoridades, estudantes de Geografia, membros do IHGM e demais interessados. O evento recebeu o apoio cultural do SINPROESEMMA, CTB/MA e IMESC.


Cap. Tadashi, João Cordeiro, Eneida Vieira da Silva,
 Euges Lima e Josiel Ferreira

sexta-feira, 29 de maio de 2015

IHGM realizará hoje palestra em homenagem ao Dia do Geógrafo


O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) estará realizando hoje, nesta sexta-feira (29), às 16h, a palestra “Regionalização uma proposta de desenvolvimento do Maranhão” em homenagem ao Dia do Geógrafo. A palestra será ministrada pelo geógrafo e representante estadual do Conselho Nacional de Cartografia, Josiel Ferreira.
 O palestrante é Cavaleiro da Ordem Cartográfica da Sociedade Brasileira de Cartografia, diretor do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e membro efetivo do IHGM.
O presidente do Instituto Histórico, professor Euges Lima, informa que a palestra, é gratuita e aberta ao público e será realizada no Auditório do IHGM. O evento está contando com o apoio cultural do SINPROESEMMA, CTB/MA e IMESC e tem como coordenação, os sócios, Euges Lima, Josiel Ferreira e Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Sócio do IHGM e ex-reitor da UEMA foi homenageado com o Diploma de Sócio Honorário da ABRUEM


 Na noite de ontem (27), o 56º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), no salão de eventos do Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana-RJ, o Sócio do IHGM e ex-reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira, foi homenageado com a medalha e o diploma de sócio honorário da ABRUEM pelo seus relevantes serviços e destacada gestão à frente da UEMA e de sua participação ativa na entidade durante seu reitorado.
A ABRUEM trabalha em prol da melhoria do ensino superior público brasileiro. Os fóruns são uma oportunidade de discussão de temas importantes para as instituições de ensino superior públicas estaduais e municipais.
 

Edital N.º 07/2015