sexta-feira, 24 de maio de 2013

Galeria dos sócios efetivos está sendo reformada



A direção do IHGM está reformando e reposicionando sua galeria de membros efetivos, para obter uma aparência estética melhor, maior simetria, mais espaço e uma padronização no posicionamento dos quadros, expostos no Salão Nobre da agremiação. 
A galeria é formada por 60 quadros de membros efetivos, fotos em preto e branco, identificação e número da cadeira ocupada pelos sócios. Cada quadro possui tamanho 30 cm x 40 cm e em moldura de alumínio.



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sismólogo visita o IHGM


Vice Presidente do IHGM, Euges Lima e Alberto Veloso
Esteve visitando o IHGM, segunda feira, 20, o geólogo, radicalizado em Brasília, José Alberto Veloso, onde conversou com o vice presidente, Euges Lima.  Além de querer conhecer o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, buscava informações sobre certo terremoto que ocorreu no Maranhão no início do século XX, segundo ele, o caso foi noticiado no Jornal “ A Pacotilha" de 12 de março de 1905.

Alberto Veloso, mineiro de Araguari, é professor aposentado da UnB, onde se formou na primeira turma de geologia. Mestre em geofísica pela Universidad Nacional Autónoma de México,  estudou sismologia no International Institute of Seismology and Earthquake Engineering, no Japão. Dedicou-se ao fortalecimento da sismologia na UnB, onde chefiou por quase duas décadas a Estação Sismológica e o Observatório Sismológico. De lá saiu convidado para trabalhar em uma nova organização da ONU, em Viena, encarregada de estabelecer o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, onde dirigiu a seção de infrasom, por sete anos.

Livro publicado por Veloso, 2011


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Envio de artigos para Revista: até 20 de junho.





Atenção!

Prezados Confrades e Prezadas Confreiras,



Conforme edital N.° 004/2013, até o dia 20 de junho, estamos recebendo, artigos, ensaios, resenhas, entre outros, para a Revista de N.° 45 do IHGM, edição impressa, se você ainda não enviou o seu, ainda há tempo. Encaminhe para o e-mail: revihgm@gmail.com ou entregue na secretaria da entidade.

 


Atenciosamente,
 

São Luís, 20 de maio de 2013.
 

Manoel dos Santos Neto
Diretor de Divulgação