quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sítios de São Luís do século XIX foram precursores das indústrias



São Luís – ontem, dia 12, às 18h, no Auditório Ribamar Seguins, na sede do IHGM, foi aberto o Ciclo de Palestras 2014. A primeira foi “Sítio Piranhenga: resgate histórico”, proferida pela presidente Telma Bonifácio que durante uma hora discorreu sobre a origem do Sítio e sobre a vida e a chega do Pe. Francês Jean Marie em São Luís nos anos de 1970.
O missionário francês Jean Marie, mais conhecido em São Luís como João Maria, ao chegar ao Maranhão, vindo da França, adquiriu com recursos próprios e com ajuda de colaboradores o Sítio Piranhenga e procurou transformá-lo num centro educacional e de profissionalização para menores carentes, a CEPROMAR.
Segundo a palestrante, Jean Marie relatou que sua chegada aqui não foi fácil, pois havia muita pobreza na época, não recebia nenhum subsídio por parte do governo nas suas ações sociais e que existia um clima adverso em relação ao clérigos durante a ditadura, com rumores que seria preso, mas isso nunca ocorreu.
O Sítio Piranhenga tem sua origem no século XIX, seu primeiro proprietário foi José Clarindo de Miranda, é um dos poucos Sítios desse período que ainda conserva traços originais como senzalas, capelas etc. 
Eulália, diretora da CEPROMAR com Telma Bonifácio
Em sua pesquisa, a historiadora Telma Bonifácio constatou que nos períodos colonial e imperial os Sítios assumiram uma função bastante importante na produção artesanal de diversos gêneros, desde sabão, cal, tecidos, entre outros, ao contrário do que se poderia imaginar, funcionando como verdadeiros precursores do parque fabril que se instalaria em São Luís no final do século XIX.
Além de vários sócios do IHGM e demais interessados, registrou-se a presença da senhora Eulália Ferreira, atual diretora da CEPROMAR (Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão), organização não governamental que administra o Sítio Piranhenga.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Trabalho da atual gestão à frente do IHGM é reconhecido


Reitor da UEMA, José Augusto, visita futuras instalações
da Biblioteca do IHGM
O trabalho sério e incansável que vem sendo realizado no IHGM nos últimos anos, pela gestão Pe. Antônio Vieira que tem projetado essa Instituição, colocando-a novamente em evidência, realizando Seminários e Encontros sérios e bem organizados, pautando a história do Maranhão, não deixando nada à desejar, começa a render frutos e reconhecimentos.
Dessa vez o reconhecimento veio de uma participante da Fan Page do IHGM no facebook e confreira de uma entidade congênere, o IHCG (Instituto Histórico de Campina Grande):
Exemplo que sonhamos e persistimos para que as nossas Instituições colaborem com o IHCG. Parabéns Presidente Telma, a admiração pelo seu trabalho é estímulo na tecla da "persistência". Destacou Maria Ida Steinmuller no Facebok, dia 31 de janeiro último.
A motivação do comentário surgiu a partir da notícia sobre a revitalização, ampliação e recuperação do acervo da Biblioteca Hedel Jorge Azar, por ocasião da visita do Reitor da UEMA, José Augusto Oliveira às futuras instalações. Há 40 anos a Biblioteca ocupava um espaço reduzidíssimo e que nos últimos anos se encontrava em estado de total precariedade, impossível de se realizar qualquer consulta ou pesquisa em seu acervo.
A atual gestão, empreendeu esforços hercúleos, reformou e  ampliou espaços, adquiriu mobiliários, funcionários e o mais importante, deu início ao um projeto de preservação e restauração do seu acervo que conta ainda com muitas obras raras que estavam fadadas ao desaparecimento e destruição ou ainda a reforçarem acervos de outras entidades.
“Obrigada Maria Ida pelo reconhecimento , tenho nestes quatro anos trabalhado diuturnamente pelo engrandecimento do IHGM, mas mesmo assim de vez enquanto tenho notícias que alguém diz que não fazemos nada, ainda bem que pessoas como você que acompanha de longe reconhece nossos esforços, e o último é triplicar o espaço da Biblioteca que há 40 anos era mantida em uma sala de mais ou menos 20 metros quadrados e agora terá cem metros de espaço para visitação pública, obrigada pelo reconhecimento e lute pelo seu sodalício pois vale a pena”, ressaltou a presidente, Telma Bonifácio.
 

Sítio Piranhenga é tema de palestra no IHGM


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Historiador de Monção visita o IHGM


No dia 5 , à tarde, o professor e historiador de Monção, Ronilson Souza, fez uma visita de cortesia ao IHGM e recebeu das mãos da presidente, Telma Bonifácio e do vice, Euges Lima, um exemplar da última revista impressa do Instituto Histórico.
 
Ronilson conheceu as dependências da entidade e disse que há tempos tinha vontade de visitar a Casa.