quarta-feira, 16 de maio de 2018

Filha de Ana Jansen morreu em decorrência de complicações pós-parto em 1857



Por Euges Lima (historiador )
eugeslima@gmail.com





Documento inédito encontrado esclarece sobre as circunstâncias da morte de Ana Augusta Jansen Ferreira, filha de Ana Joaquina Jansen Pereira, a lendária Ana Jansen com o rico comerciante português, Coronel Isidoro Rodrigues Pereira.

Ana Augusta casou-se aos 18 anos, com o Dr. Manoel Jansen Ferreira, seu primo, unindo, portanto, os dois mais poderosos ramos dos Jansen no Maranhão, deixou 11 filhos e faleceu aos 33 anos, em 1857, 24 horas após dar à luz o seu último filho, em decorrência de complicações pós-parto, mesmo depois de todos os esforços de uma junta composta dos cinco melhores médicos de São Luís para salvá-la. Seu corpo está sepultado na entrada da Capela Bom Jesus dos Navegantes na Igreja de Santo Antônio, Centro.

Pesquisando em Jornais do período sobre Ana Jansen, encontrei um detalhado texto publicado a pedido no Jornal "A Imprensa" de outubro de 1857, narrando esse trágico acontecimento que certamente casou muito sofrimento à "Rainha do Maranhão" e abalou toda sua família.

Até então não se sabia detalhes e maiores informações sobre o falecimento de Ana Augusta Jansen Ferreira. Dunshee de Abranches registra no seu livro "O Cativeiro", 1941, como foi seu casamento em pleno período da Balaiada: “ [...] naquele dia 15 de janeiro de 1839, realizara o casamento de suas duas filhas Ana Augusta e Ângela Isidora com o Dr. Manoel Jansen Ferreira e Inácio de Sousa Machado[...].”

Estava também presente nesse pomposo duplo casamento no sobrado à rua Grande de fachada de azulejos, pertencente à Donana, como era popularmente conhecida, João Francisco Lisboa, aliado político, do alto dos seus 35 anos, o mais talentoso membro do partido Bem-te-vi e a mais "fina flor do liberalismo do seu tempo."




Ana Jansen, retrato de 1869,
fonte: O Cativeiro, 1941.


Nenhum comentário:

Postar um comentário