sábado, 5 de abril de 2014

Biblioteca do IHGM é revitalizada e ganhará espaço ampliado após 38 anos


 
Quando o IHGM foi fundado, em 1925, a primeira coisa que seus sócios trataram de providenciar foi uma biblioteca para Instituição, para isso empreenderam esforços nesse sentido e acabaram conseguindo. Construíram ao longo das primeiras décadas um precioso acervo, com várias raridades, fruto de aquisições, permutas e doações.
No entanto, com a falta de sede própria e instabilidade financeira da entidade, o acervo acabou sofrendo danos e até mesmo desaparecimento de livros e documentos, por conta, em parte, das inúmeras mudanças de endereços que entidade foi obrigada a realizar até 1951, quando o Governador Sebastião Archer doou ao IHGM um prédio localizado à Rua Grande, 634, esquina com a Rua de Santa Rita.
Desde 1976 que o Instituto ocupa o segundo andar do Prédio Antônio Lopes, 230, Rua de Santa Rita, Centro de São Luís e foi numa das saletas desse andar que a Biblioteca da entidade se alojou nesses últimos 38 anos. O espaço de 6 metros quadrados sempre foi insuficiente, sem condições para realização de consultas e pesquisas, situação que se agravou nos últimos anos, com o aumento do acervo. Mas a atual gestão “Pe. Antônio Vieira”, no seu segundo mandato, presidida pela professora Telma Bonifácio, assumiu o compromisso de revitalizar a Biblioteca Hédel Ázar e transformá-la no local de pesquisa e estudo para os consócios e para comunidade, para isso não foi poupado esforços e dedicação, inclusive com trabalhos nos fins de semana.
O resultado de todo esse trabalho está próximo de ser entregue ao sócios. Foi realizado reforma, ampliação, higienização e reorganização do acervo, entre outras medidas. Há quase 40 anos que a Biblioteca do IHGM estava confinada num reduzido espaço, finalmente, agora, o IHGM pode contar com um espaço organizado e adequado para abrigar o seu acervo bibliográfico, conseguindo ampliar em 300% o espaço físico original, tudo com recursos próprios. A Inauguração será dia 9 de abril, às 17 horas e a expectativa dos sócios é grande.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário