segunda-feira, 31 de março de 2014

Diretor do IMESC toma posse no IHGM


Por Letícia Maciel/ Site da UEMA

Josiel Ferreira, novo sócio do IHGM
 
Na última sexta-feira (28), foi realizada, no prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Praia Grande, a cerimônia de posse do novo membro do Instituo Histórico e Geográfico, do Maranhão (IHGM), o geógrafo Josiel Ribeiro Ferreira, que ocupará a cadeira de número 49, patroneada por João da Mata de Moraes Rego.
Estiveram presentes o presidente interino do Instituto, Euges Lima, o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Rogério Fumo, o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (Imesc), Fernando Pinto, e as professoras sócias Judite Bittencourt e Eneida Vieira da Silva.
O geógrafo recebeu a medalha que simboliza sua integração à confraria pelas mãos de sua mãe Iracy Ribeiro e, emocionado, falou da honra em fazer parte do IHGM: “O sentimento de alegria não está apenas no simples fato de um sonho realizado, mas contar com a oportunidade de participar de uma irmandade com grandes números e grandes nomes da nossa cultura e que contribui para o fortalecimento histórico e geográfico do Estado do Maranhão”, enfatizou.
As boas-vindas foram oficializadas pelo presidente em exercício do IHGMA, Euges Lima que, ao entregar o diploma de posse ao novo confrade, destacou sua qualificação para ocupar uma das cadeiras do Instituto: “O currículo do geógrafo é bastante vasto e demonstra sua experiência e competência como profissional. Que sua permanência nesta casa seja profícua e longa, pois acreditamos que tem muito a contribuir”, pontuou.
Raul , Euges, Josiel, Eneida e Clores, consócios do IHGM
Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão- Criado no ano de 1925, é uma sociedade científica que busca coordenar os estudos e pesquisas nas áreas de História, Geografia, Etnografia, Etnologia e Arqueologia do Maranhão, de modo a defender o patrimônio histórico do estado, por meio de estudo, debate e divulgação. O reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, também é confrade do IHGM, ocupando a cadeira de número 21, patroneada por Antonio Henriques Leal.








Euges Lima e Josiel Ferreira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário