sexta-feira, 25 de outubro de 2013

IHGM e Marinha do Brasil organizam Seminário


A presidente do IHGM e demais sócios do Instituto, se reuniram na manhã da última segunda-feira (21) com o Capitão dos Portos do Maranhão, Jair dos Santos Oliveira, para discutir a programação do Seminário: “Jerônimo de Albuquerque e sua importância na história do Maranhão: símbolos, significados e representações”, previsto para ocorrer nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Esse projeto é uma parceria entre o IHGM e a Marinha do Brasil no sentido da organização e realização de um seminário sobre a figura de Jerônimo de Albuquerque Maranhão.
Este ano, a Marinha está realizando eventos comemorativos ao aniversário dos quatrocentos anos do início da Conquista do Maranhão pelas forças navais comandadas por Jerônimo de Albuquerque em 1613. Dessa forma, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha está coordenando a programação de diversos eventos nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Luís.
 


Participaram da reunião, o Capitão dos Portos Jair Santos, o Capitão de Fragata, Ricardo Guimarães Barbosa, a presidente do IHGM, professora Telma Bonifácio, o vice-presidente, professor Euges Lima e a professora Joseth Coutinho Martins de Freitas, que além de sócia efetiva do Instituto Histórico é diretora da SOAMAR (Sociedade dos Amigos da Marinha), uma das entidades apoiadoras do evento. Após a reunião, a presidente ofereceu um café da manhã para os oficiais da Marinha e o grupo se dirigiu até o auditório central da UFMA, no Campos do Bacanga, local onde ocorrerá o seminário.
As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas no site da Capitania dos Portos: http://www.mar.mil.br/cpma/


 

SEMINÁRIO
JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE E SUA IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA DO MARANHÃO: símbolos, significados e representações
PROGRAMAÇÃO
QUARTA 20 NOVEMBRO
13h 30min Credenciamento
14h Abertura Oficial
14h 10 min Saudação do Capitão dos Portos e da Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM)
Jair dos Santos Oliveira e Telma Bonifácio
14h 30min Conferência Inaugural
Armando de Senna Bittencourt, vice-almirante da Marinha e Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
15h 30min Coffee Break
15h 50min Mesa Redonda
POR ORDEM DE SUA MAJESTADE: Jerônimo de Albuquerque e a conquista do Maranhão
Maria de Lourdes Lacroix, historiadora e professora aposentada da UFMA e UEMA com mestrado pela FGV. Autora, entre outros livros, de “JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO: guerra e fundação no Brasil colonial”.
Armando de Senna Bittencourt, vice-almirante da Marinha e Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Euges Lima, professor de história das Redes Públicas estadual e municipal de São Luís, com especialização em história pela UEMA e vice-presidente do IHGM.
18h Encerramento
 
QUINTA 21 NOVEMBRO
14h Conferência
Paulo Albuquerque Maranhão (descendente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão)
15h Coffee Break
15h 20min Mesa Redonda
A BATALHA DE GUAXENDUBA: Jerônimo de Albuquerque e a arte da guerra brasílica
Paulo Albuquerque Maranhão (descendente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão)
Joseth Coutinho Martins de Freitas, graduada em filosofia, professora aposentada da UFMA, diretora da SOAMAR e sócia efetiva do IHGM. Autora, entre outros livros, de “MUNICÍPIOS MARANHENSES”.
José Almeida (pesquisador)
18h Coquetel

Nenhum comentário:

Postar um comentário