segunda-feira, 14 de abril de 2014

Depois de 38 anos Biblioteca do IHGM é ampliada e revitalizada

Revitalização
São Luís – Há mais ou menos seis meses que o IHGM deu início ao processo de higienização, catalogação e reorganização do acervo da Biblioteca Hédel Ázar. Paralelo a isso, foi realizado a reforma e recuperação de todo o primeiro andar do prédio Antônio Lopes para abrigar as novas instalações, com isso o espaço físico foi ampliando em mais de 300%, sendo criado um ambiente adequado e revitalizado para acomodação e preservação do acervo bibliográfico e documental do Instituto.
Hoje, as novas instalações já dispõem de três salas amplas, sendo preparada mais uma quarta para abrigar a sessão de obras raras. Foram adquiridos mobiliários novos, uns com recursos próprios e outros, fruto de doações de sócios e entidades apoiadoras, como é o caso do SINPROESEMMA (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Básica do Maranhão) que doou uma mesa redonda para estudo com cinco cadeiras, além do sócio efetivo, o confrade José Augusto Oliveira, que fez uma doação expressiva de seis estantes novas, como pessoa física.

A reinauguração
No último dia 9, às 17 horas foi realizada a reinauguração da Biblioteca Hédel Ázar, com a presença dos sócios e convidados. A solenidade foi iniciada com o discurso da Presidente, Telma Bonifácio que destacou o esforço e dedicação da atual diretoria pela concretização desse projeto que segundo ela era um sonho antigo dos confrades de quase 40 anos e que naquela data estava sendo realizado. Ressaltou também a contribuição direta e indireta de todos os sócios para que isso acontecesse e agradeceu as doações feitas, seja de livros, seja de mobiliários.
Após a fala da presidente, os sócios e convidados se dirigiram até a entrada da Biblioteca e desencerraram a placa de reinauguração, sob vários aplausos. Em seguida, a diretoria do IHGM ofereceu um Coffee Break aos convidados.
O patrono
Hédel Ázar, foi presidente do IHGM, três mandatos, de 1994 a 2000, sucedeu Ribamar Seguins. Foi também presidente da Associação Comercial do Maranhão e era empresário do ramo da construção civil.
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário