quinta-feira, 26 de abril de 2018

IHGM realiza homenagem ao Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão





São Luís – Na última sexta-feira (20), às 17h, em sua sede, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão e aos seus fundadores que pertenceram ao instituto histórico.

A Faculdade de Direito foi fundada no dia 28 de abril de 1918 por um grupo de intelectuais maranhenses, destacando-se entre os maiores entusiastas e idealizadores de sua fundação, Domingos de Castro Perdigão, então diretor da Biblioteca Pública do Estado e Fran Paxeco, cônsul de Portugal no Maranhão, autor de vários trabalhos sobre história e geografia do Maranhão, considerado um grande articulador e fundador de entidades culturais no Maranhão naquelas primeiras décadas do século XX, como a Academia Maranhense (1908), a Faculdade de Direito (1918) e o Instituto de História e Geografia do Maranhão (1925), do qual era sócio correspondente.

A Sessão Solene foi declarada oficialmente aberta pelo presidente, professor e historiador, Euges Lima. A mesa dos trabalhos foi composta pela portuguesa e Neta de Fran Paxeco, Rosa Pacheco Machado; a reitora da UFMA, professora Nair Portela; o prefeito de Cedral, Dr. Jadson Gonçalves; o presidente do AMLJ e representante da OAB, Dr. João Batista Ericeira e o coordenador do Curso de Direito da UFMA, professor Raimundo Campos. Estavam também presentes, membros do IHGM, professores do Curso de Direito da UFMA e demais convidados.

Após a execução do Hino Nacional e os pronunciamentos dos membros da mesa, o presidente do IHGM fez a entrega do Diploma de Sócia Correspondente à Dra. Rosa Pacheco Machado. Ela foi eleita por unanimidade como sócia correspondente em Assembleia Geral em 25 de agosto de 2017.

Em seguida a sua diplomação, num gesto de muita generosidade e consideração com o IHGM, Rosa Pacheco, fez uma substancial doação de itens raros ao acervo do Instituto. Alguns pertencentes ao seu avô, outros pertencentes à sua mãe, Elza Pacheco – que era maranhense - e outros do seu próprio acervo.

Entre esses itens, estão a primeira edição do Dicionário Histórico-Geográfico da Província do Maranhão (1870) de autoria de César Marques, exemplar que pertenceu a Fran Paxeco com várias anotações e grifos do então proprietário. Duas plantas, uma da cidade de São Luís e outra da Ilha de São Luís (1912), elaboradas e publicadas por Justo Jansen Ferreira - primeiro presidente do IHGM -, por ocasião das comemorações do Tricentenário da Fundação de São Luís, além de vários outros volumes importantes que certamente irão enriquecer mais ainda o acervo daquela instituição cultural e de pesquisa que no próximo 20 de novembro estará comemorando 93 anos de fundação.

Rosa Pacheco Machado, neta de Fran Paxeco

Nasceu em Lisboa, Santos-o-Velho, a 28 de Setembro de 1946, filha de José PedroMachado e de Elza Fernandes Paxeco Machado. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês, na Universidade Autónoma de Lisboa. Mestra em Ciências Documentais pela mesma Universidade, especialidade em Biblioteca e Serviços de Informação, com a defesa da dissertação. "A Academia Real das Sciencias de Lisboa e a sua Tipografia- 1780-1910.”









Nenhum comentário:

Postar um comentário