Como parte da programação de 2012 do IHGM, foi exibido dia 20, na sede da Instituição, o documentário sobre a Vila Velha do Vinhais e a Igreja de São João Batista. Dirigido pelo cineasta maranhense Murilo Santos, com a participação de pelo menos três membros do Instituto Histórico e Geográfico, o padre Raimundo Meireles, a professora Esterlina e o vice presidente prof. Leopoldo Vaz.
O documentário busca resgatar a história e memória da Vila do Vinhais Velho e sua Igreja, através de depoimentos de antigos moradores. Quando os franceses ocuparam o Maranhão no início do século XVII, a área onde hoje é o Vinhais Velho, era uma das mais importantes aldeias dos índios Tupinambás e que hoje se encontra ameaçada pela construção da Via Expresso do governo do Estado do Maranhão.
Após a exibição, o professor Leopoldo Vaz denunciou o descaso do governo do Estado com a preservação dos artefatos arqueológicos que se encontram no subsolo dessa área. Vaz é uma das lideranças do movimento da sociedade civil que vem lutando pela preservação e defesa dessa Vila. Estiveram prestigiando a exibição vários membros da entidade, na ocasião, esteve visitando o IHGM o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, o professor Fonseca Neto, que aproveitou também para assistir o documentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário