DISCURSO DE POSSE DA GESTÃO PE. ANTONIO VIEIRA PROFERIDO PELA PRESIDENTE PROFA. TELMA BONIFACIO DOS SANTOS REINALDO NO DIA 01 DE AGOSTO DE 2012
Pres. Telma Bonifácio proferindo discurso |
Meus Caros Confrades e Confreiras ;
Caros Familiares de nossos confrades e confreiras;
Convidados em Geral;
Senhoras e Senhores;
É com júbilo inenarrável que comungo com todos e todas nesse 01 de agosto de 2012, ano dos 400 anos de fundação de nossa São Luís Ilha do Maranhão, nesse momento em que somos reconduzidos a mais um biênio de gestão juntamente com alguns membros de nosso staff da gestão anterior e mais alguns que vem substituir aos que não quiseram continuar nessa jornada de mediar os rumos do IHGM.
Esta foi uma experiência impar, prazerosa e ao mesmo tempo espinhosa, mas como nos legou o velho Marx, é do conflito entre os contrários que se gesta a síntese e esta é aqui representada pelas nossas ações rotineiras em busca da preservação, da pesquisa e da produção da historia e da geografia de nosso estado do Maranhão como nos ensinou o nosso fundador Antônio Lopes.
Nesse momento quero congratular-me com todos e todas pelo feitos positivos e pedir desculpas pelos não feitos, pois como todo ser humano temos falhas, e assim não poderíamos ser 100% bons, mas tentamos ser o melhor possível nesses 2 anos que se foram e é por isso que em nosso Plano de Ação denominado 21- por ter esse numero traduzido em pontos focais para esse biênio - nos propomos resgatar os quatro pontos não atendidos na gestão anterior e mais alguns importantes e outros não tão importantes mas que contribuíram para melhorar a nossa convivência nesse sodalício.
Convivência essa que para nós deverá se pautar na concórdia, seriedade, justiça e paz a fim de que as dificuldades que certamente sempre iremos nos defrontar sejam como injeções de animo, vontade de acertar e prazer em fazer a historia e a geografia maranhense. Se conforme a vontade de nossos sócios fundadores somos imortais que essa imortalidade seja como a da mitologia grega, onde Hades é a figura de um deus, irmão de Zeus e Poseidón, que é o rei do mundo das sombras, aquele que dominava o mundo subterrâneo para onde se dirigiam as almas dos mortos quando estas separavam-se dos corpos. Hades, ajudou a destronar o poder absoluto do pai, Cronos, dividindo com Zeus o domínio do mundo. A Zeus coube o reino dos céus e da terra, a Poseidón todos os mares e a Hades, as profundezas terrestres.
Ao se separarem dos corpos, as almas, ao chegarem ao Hades, ainda seriam julgadas, sendo as piores delas destinadas a vagar pelo Tártaro (o pior lugar do Hades), e as boas almas destinadas aos Campos Elíseos, “lugar de temperatura amena, suaves brisas e constante felicidade”. (Coleção Mitologia Grega – Volume Primeiro – Abril Cultural, 2ª Ed.,1976). Aqueles que realmente acreditam nesse mito deverão dedicar suas vidas ao bem e preocupar-se em ocuparem um bom lugar no Hades, estes sim são imortais, pois suas boas ações os imortalizam.
Parodiando a lenda grega vejo o IHGM como os Campos Eliseos, lugar mais agradável do Hades, de temperatura amena em antítese ao sol causticante do nosso verão, de suaves brisas, mesmo que seja com a ajuda dos springs de alguma multinacional, mas de constante felicidade por contribuir para a preservação da memoria histórica do nosso país, do nosso estado e de nossa São Luís quatrocentona.
Contamos com todos os Confrades e Confreiras nessa travessia, pois como nos disse Guimarães Rosa o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia e gostaríamos de encerrar dizendo que o mais importante e bonito, do mundo, é que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. (Guimarães Rosa).
Muito Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário