terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vice Presidente do IHGM visita o IHGB


Euges Lima em frente ao prédio do IHGB
No mês passado, o Vice Presidente do IHGM, Prof. Euges Lima, esteve visitando no Rio de Janeiro, a sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB. Lá conversou com o Presidente, o Prof. Arno Wehling que procurou saber sobre as atividades do IHGM.
Arno Wehling esteve em São Luís ano passado e proferiu palestra Magna de abertura do I Seminário do Ciclo de Estudos/Debates “A Cidade do Maranhão: uma história de 400 anos”, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Lima destacou a importância do IHGB na preservação do acervo histórico brasileiro e na produção do conhecimento histórico ao longo de quase duzentos anos. “Não se pode fazer pesquisa sobre história do Brasil séria, sem passar pelo acervo do IHGB”.
Biblioteca
Biblioteca e Salão de Leitura do IHGB
Formada por milhares de títulos, entre livros, periódicos e folhetos. Parte significativa é composta de obras dos séculos XVI a XIX, em diversos idiomas, muitas doadas pelo imperador Pedro II, como a preciosa "Coleção Teresa Cristina". Possui outras coleções importantes, como a Manuel Barata, especializada em temas paraenses, e a do embaixador Guerreiro de Castro sobre genealogia e heráldica. Constitui um dos mais expressivos acervos bibliográficos sobre História do Brasil.
 A Biblioteca recebe consulentes de todas as partes do Brasil e do exterior. O atendimento é feito na Sala de Leitura..
  
Arquivo
Reúne mais de 160.000 documentos, entre manuscritos - muitos deles, papéis oficiais e cópias de época - e álbuns, fotos, etc. O arquivo possui também, mais de cem arquivos pessoais, como os dos presidentes Prudente de Morais, Rodrigues Alves, Epitácio Pessoa e Emilio Garrastazu Medici, de figuras do Império e da República (José Bonifácio, Gen. Osório, Visconde de Ouro Preto, Paulo de Frontin, Macedo Soares e outros), e o acervo da extinta União Democrática Nacional - UDN.

O endereço do IHGB é: Av. Augusto Severo, nº 8, Edificio Pedro Calmon, Glória, Rio de Janeiro - RJ.
Sede do IHGB
Arno Wheling na abertura do I Seminário dos 400 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário