segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fundação da Memória Republicana Brasileira recebe doação de documentos e abre exposição

Do site imirante

Será realizada nesta segunda-feira, 8, a solenidade em que o presidente José Sarney fará doação oficial de seu acervo textual e museológico particular para a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). O evento será às 16h30, no Convento das Mercês, sede da instituição.
A data marca, também, a abertura da casa para visitação guiada, durante a qual o público poderá conhecer a exposição “A Construção da Memória Republicana Brasileira”, que conta, de forma sucinta, a história da construção da democracia no país. Alunos de escolas da rede pública participarão de programação especial que incluirá diferentes atividades lúdico-educativas, com sessão de vídeo-documentário, palestras, contação de histórias e visita guiada pelo Convento das Mercês e pelos salões, onde será apresentada a exposição.
A FMRB administrará um dos mais importantes acervos da memória política contemporânea do país que inclui mais de 40 mil itens. O acervo foi doado ao Governo do Estado do Maranhão, em 2011 e, conforme a lei estadual nº 9.650, de 27 de julho de 2012, passou a compor o acervo da Fundação da Memória Republicana Brasileira, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Para Anna Graziella Santana Neiva Costa, presidente da FMRB, a proposta da nova gestão é transformar a fundação em um centro de atividades culturais e educacionais que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, aproximando o visitante do acervo e fazendo com que ele possa pesquisar e disseminar esse conhecimento.
“É uma honra para a Fundação da Memória Republicana Brasileira e para a população maranhense receber um acervo desta magnitude que ajuda a contar a história do país por meio da vida de um importante protagonista desse momento tão relevante da política brasileira”, declarou Anna Graziella Santana Neiva Costa.
A coleção da FMRB tem aproximadamente 5 mil peças museológicas entre peças de arte sacra, esculturas, gravuras e trajes oficiais, medalhas, condecorações e presente dados por populares ao presidente. No acervo ainda estão fotografias, material audiovisual, mais de 25 mil textos, entre edições de livros raros, além de cópias de documentos presidenciais.
Construção – O Convento das Mercês, construído no século XVII, é um dos mais imponentes exemplares da arquitetura colonial em São Luís, tendo levado esse nome em função de sediar o Convento da Ordem dos Mercedários. A Fundação da Memória Republicana Brasileira ficará aberta ao público sempre de terça a sexta-feira, das 14h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário